O ESPAÇO ESCOLAR PODE VIR A REPRODUZIR DIFERENÇAS EXISTENTES PELAS CONSTRUÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO. ASSIM, A PROPOSTA DESSE TRABALHO FOI VERIFICAR COMO SE CONSTITUI A DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA VISÃO DAS DOCENTES NA ESCOLA MUNICIPAL VILA GOIÁS/ SERRA DO MEL-RN. DESTE MODO, NO OBJETIVO GERAL ALMEJOU INVESTIGAR A REALIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE, NO INTUITO DE COMPREENDER DE QUE MANEIRA PROFESSORAS (RE) PRODUZEM OU NÃO COMPORTAMENTOS SEXISTAS NO ENSINO E IDENTIFICANDO POSSÍVEIS DIFERENÇAS EDUCACIONAIS EXISTENTES PELA DESIGUALDADE DE GÊNERO. EM SÍNTESE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ABORDANDO UM ESTUDO DE CASO, HAVENDO UTILIZADO DIVERSAS FERRAMENTAS NA COLETA DE DADOS, COMO AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E QUESTIONÁRIOS, PARA BALIZAR NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. EM RESUMO, A REFLEXÃO PODERIA SER MELHOR COMPREENDIDA, SE HOUVESSE PARA AS PROFESSORAS, CURSOS, CAPACITAÇÕES, PALESTRAS, MAIOR DIÁLOGO POR PARTE DA GESTÃO MUNICIPAL QUE ABORDE EM SALA DE AULA REFLEXÕES TRANSVERSAIS. A TEMÁTICA DE GÊNERO, AINDA SE FAZ, DE CERTA MANEIRA DISTANTE DO CONTEXTO DAS PROFESSORAS.