Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO AS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO OLHAM PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, PROFESSORAS, , Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81631
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3036
    "inscrito_id" => 9174
    "titulo" => """
      COMO AS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE\r\n
      SANTO ANTÃO OLHAM PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO\r\n
      INFANTIL?
      """
    "resumo" => "NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DEVE PORTANTO, TER A INTENÇÃO DE COMPLEMENTAR A AÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O BRINCAR NAS PRATICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. CONSIDERANDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA SALA DE AULA, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO LUGAR QUE AS BRINCADEIRAS VEM OCUPANDO, NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. SERÁ, POIS, QUE O BRINCAR ESTÁ TENDO ESPAÇO NAS PRÁTICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? SERÁ QUE NA ESCOLA DA INFÂNCIA, O TEMPO PARA BRINCAR VEM SENDO RESPEITADO? AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS TEM IDADE ENTRE 38 E 50 ANOS, COM UMA MÉDIA DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O TEMPO DE CADA PESQUISA DUROU APROXIMADAMENTE 10 MINUTOS, ONDE AS PROFESSORAS FORAM INDAGAS COM DUAS PERGUNTAS, SENDO ELAS: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA?” E “COMO NA SUA ROTINA DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ INCLUI O BRINCAR?” TODAS AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSIDERAM O BRINCAR, EIXO IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA E TAMBÉM UMA MANEIRA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO MUNDO. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO FOI MENCIONADO PELAS ENTREVISTADAS. UMA REFLEXÃO QUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO NOS POSSIBILITOU FOI AMPLIARMOS NOSSAS LEITURAS E SENTIDOS ACERCA DO QUE É A CRIANÇA, ENTENDENDO-A COMO SER QUE SE CONSTRÓI EM MEIO ÀS INTERAÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, PROFESSORAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID9174_05112021222748.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LEMOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA LEMOS"
    "autor_email" => "renatalemos1410neves@hotm"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81631
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3036
    "inscrito_id" => 9174
    "titulo" => """
      COMO AS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE\r\n
      SANTO ANTÃO OLHAM PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO\r\n
      INFANTIL?
      """
    "resumo" => "NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DEVE PORTANTO, TER A INTENÇÃO DE COMPLEMENTAR A AÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O BRINCAR NAS PRATICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. CONSIDERANDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA SALA DE AULA, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO LUGAR QUE AS BRINCADEIRAS VEM OCUPANDO, NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. SERÁ, POIS, QUE O BRINCAR ESTÁ TENDO ESPAÇO NAS PRÁTICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? SERÁ QUE NA ESCOLA DA INFÂNCIA, O TEMPO PARA BRINCAR VEM SENDO RESPEITADO? AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS TEM IDADE ENTRE 38 E 50 ANOS, COM UMA MÉDIA DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O TEMPO DE CADA PESQUISA DUROU APROXIMADAMENTE 10 MINUTOS, ONDE AS PROFESSORAS FORAM INDAGAS COM DUAS PERGUNTAS, SENDO ELAS: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA?” E “COMO NA SUA ROTINA DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ INCLUI O BRINCAR?” TODAS AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSIDERAM O BRINCAR, EIXO IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA E TAMBÉM UMA MANEIRA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO MUNDO. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO FOI MENCIONADO PELAS ENTREVISTADAS. UMA REFLEXÃO QUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO NOS POSSIBILITOU FOI AMPLIARMOS NOSSAS LEITURAS E SENTIDOS ACERCA DO QUE É A CRIANÇA, ENTENDENDO-A COMO SER QUE SE CONSTRÓI EM MEIO ÀS INTERAÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, PROFESSORAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID9174_05112021222748.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LEMOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA LEMOS"
    "autor_email" => "renatalemos1410neves@hotm"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DEVE PORTANTO, TER A INTENÇÃO DE COMPLEMENTAR A AÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O BRINCAR NAS PRATICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. CONSIDERANDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA SALA DE AULA, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO LUGAR QUE AS BRINCADEIRAS VEM OCUPANDO, NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. SERÁ, POIS, QUE O BRINCAR ESTÁ TENDO ESPAÇO NAS PRÁTICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? SERÁ QUE NA ESCOLA DA INFÂNCIA, O TEMPO PARA BRINCAR VEM SENDO RESPEITADO? AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS TEM IDADE ENTRE 38 E 50 ANOS, COM UMA MÉDIA DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O TEMPO DE CADA PESQUISA DUROU APROXIMADAMENTE 10 MINUTOS, ONDE AS PROFESSORAS FORAM INDAGAS COM DUAS PERGUNTAS, SENDO ELAS: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA?” E “COMO NA SUA ROTINA DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ INCLUI O BRINCAR?” TODAS AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSIDERAM O BRINCAR, EIXO IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA E TAMBÉM UMA MANEIRA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO MUNDO. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO FOI MENCIONADO PELAS ENTREVISTADAS. UMA REFLEXÃO QUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO NOS POSSIBILITOU FOI AMPLIARMOS NOSSAS LEITURAS E SENTIDOS ACERCA DO QUE É A CRIANÇA, ENTENDENDO-A COMO SER QUE SE CONSTRÓI EM MEIO ÀS INTERAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.