NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DEVE PORTANTO, TER A INTENÇÃO DE COMPLEMENTAR A AÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O BRINCAR NAS PRATICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. CONSIDERANDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA SALA DE AULA, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO LUGAR QUE AS BRINCADEIRAS VEM OCUPANDO, NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. SERÁ, POIS, QUE O BRINCAR ESTÁ TENDO ESPAÇO NAS PRÁTICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? SERÁ QUE NA ESCOLA DA INFÂNCIA, O TEMPO PARA BRINCAR VEM SENDO RESPEITADO? AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS TEM IDADE ENTRE 38 E 50 ANOS, COM UMA MÉDIA DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O TEMPO DE CADA PESQUISA DUROU APROXIMADAMENTE 10 MINUTOS, ONDE AS PROFESSORAS FORAM INDAGAS COM DUAS PERGUNTAS, SENDO ELAS: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA?” E “COMO NA SUA ROTINA DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ INCLUI O BRINCAR?” TODAS AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSIDERAM O BRINCAR, EIXO IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA E TAMBÉM UMA MANEIRA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO MUNDO. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO FOI MENCIONADO PELAS ENTREVISTADAS. UMA REFLEXÃO QUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO NOS POSSIBILITOU FOI AMPLIARMOS NOSSAS LEITURAS E SENTIDOS ACERCA DO QUE É A CRIANÇA, ENTENDENDO-A COMO SER QUE SE CONSTRÓI EM MEIO ÀS INTERAÇÕES.