ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR OS ESTUDOS-FORMA??O REALIZADOS NO ?MBITO DO GRUPO ACOLHE A PARTIR DA OBRA ?PEDAGOGIA DA ESPERAN?A: UM REENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?. OBJETIVOU-SE ATRAV?S DESTA PESQUISA COMPARTILHAR OS ESTUDOS REALIZADOS ATRAV?S DA LEITURA DESTA OBRA DE FREIRE E OS VALORES POR N?S DESTACADOS QUANDO DO ENCONTRO COM OS ESCRITOS ALI REGISTRADOS. TOMAMOS POR BASE TE?RICA O PR?PRIO PAULO FREIRE E TAMB?M VIKTOR FRANKL, PELAS CONCEP??ES DE SER HUMANO QUE EXPRIMEM. A METODOLOGIA PARTICIPATIVA, INVESTIGATIVA E REFLEXIVA FOI ADOTADA PARA A REALIZA??O DOS ESTUDOS-FORMA??O E, EM SEU DESENVOLVIMENTO, A LEITURA DA OBRA FREIREANA PROPICIOU A FORMA??O INDIVIDUAL E COLETIVA DO GRUPO, COM FOCO NA IDENTIFICA??O DOS VALORES HUMANOS CULTIVADOS NA PEDAGOGIA DA ESPERAN?A. APONTAMOS COMO RESULTADOS FINAIS AS EXPRESS?ES IMPRESSAS EM NARRATIVAS INDIVIDUAIS DOS INTEGRANTES DO GRUPO ACOLHE, CONSTRU?DAS A PARTIR DAS REFLEX?ES PROVOCADAS PELA LEITURA DO LIVRO EM QUEST?O. O ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ESPERAN?A NOS IMPULSIONOU A PENSAR A NECESS?RIA EDUCA??O N?O APENAS DO NOSSO PENSAR, MAS TAMB?M DO NOSSO SENTIR, A EDUCA??O DA ESPERAN?A, PARA QUE SEJA CR?TICA; A EDUCA??O DA SAUDADE, PARA QUE N?O SE ANCORE EM UM OTIMISMO INGENUAMENTE EXCESSIVO.