O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80185 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 937 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. TRATA-SE DE UM RECORTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR DESTE RESUMO, QUE BUSCOU ANALISAR OS SABERES DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA E TEVE COMO SUJEITOS SEIS LICENCIANDOS EM FASE DE CONCLUSÃO DO REFERIDO CURSO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. AS ENTREVISTAS FORAM GRAVADAS EM ÁUDIO, TRANSCRITAS E POSTERIORMENTE ANALISADAS À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE TARDIF (2014), QUE PROPÕE UM MODELO TIPOLÓGICO PARA IDENTIFICAR E CLASSIFICAR OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES, A CITAR: SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SABERES DISCIPLINARES, SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O CONTATO PRÉVIO COM O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONADO PELO PIBID IMPLICA DE FORMA SIGNIFICATIVA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, POIS POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE DIFERENTES SABERES DOCENTES QUE, POR SUA VEZ, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES. ADEMAIS, O PROGRAMA SUSCITA PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FOGEM DO TRADICIONALISMO E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, APROXIMANDO SEUS ALUNOS DO PERFIL DE PROFESSORES-PESQUISADORES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID, SABERES DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID1936_29072021210702.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosilva.xvi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80185 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 937 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. TRATA-SE DE UM RECORTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR DESTE RESUMO, QUE BUSCOU ANALISAR OS SABERES DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA E TEVE COMO SUJEITOS SEIS LICENCIANDOS EM FASE DE CONCLUSÃO DO REFERIDO CURSO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. AS ENTREVISTAS FORAM GRAVADAS EM ÁUDIO, TRANSCRITAS E POSTERIORMENTE ANALISADAS À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE TARDIF (2014), QUE PROPÕE UM MODELO TIPOLÓGICO PARA IDENTIFICAR E CLASSIFICAR OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES, A CITAR: SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SABERES DISCIPLINARES, SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O CONTATO PRÉVIO COM O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONADO PELO PIBID IMPLICA DE FORMA SIGNIFICATIVA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, POIS POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE DIFERENTES SABERES DOCENTES QUE, POR SUA VEZ, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES. ADEMAIS, O PROGRAMA SUSCITA PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FOGEM DO TRADICIONALISMO E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, APROXIMANDO SEUS ALUNOS DO PERFIL DE PROFESSORES-PESQUISADORES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID, SABERES DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID1936_29072021210702.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosilva.xvi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }