O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. TRATA-SE DE UM RECORTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR DESTE RESUMO, QUE BUSCOU ANALISAR OS SABERES DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA E TEVE COMO SUJEITOS SEIS LICENCIANDOS EM FASE DE CONCLUSÃO DO REFERIDO CURSO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. AS ENTREVISTAS FORAM GRAVADAS EM ÁUDIO, TRANSCRITAS E POSTERIORMENTE ANALISADAS À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE TARDIF (2014), QUE PROPÕE UM MODELO TIPOLÓGICO PARA IDENTIFICAR E CLASSIFICAR OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES, A CITAR: SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SABERES DISCIPLINARES, SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O CONTATO PRÉVIO COM O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONADO PELO PIBID IMPLICA DE FORMA SIGNIFICATIVA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, POIS POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE DIFERENTES SABERES DOCENTES QUE, POR SUA VEZ, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES. ADEMAIS, O PROGRAMA SUSCITA PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FOGEM DO TRADICIONALISMO E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, APROXIMANDO SEUS ALUNOS DO PERFIL DE PROFESSORES-PESQUISADORES.