O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURA DA CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ANGICOS/RN, A PARTIR DO PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO (PCCR) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DESTE MUNICÍPIO. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO TRAÇADO, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL A TESE DE DOUTORADO DE ARAÚJO (2017), INTITULADA “DESAFIOS DA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE: CARREIRA E REMUNERAÇÃO (2019 - 2015)”. NA ANÁLISE DOCUMENTAL UTILIZOU-SE O PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANGICOS/RN. A ANÁLISE PERMITIU IDENTIFICAR QUE É NECESSÁRIO OBSERVAR O QUE VEM SENDO PRIORIZADO E EXECUTADO NOS PCCRS DAS REDES PÚBLICAS, ESPECIALMENTE NOS MUNICÍPIOS, VISANDO GARANTIR MELHORIAS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E CONTRIBUINDO COM O ABANDONO DA IDEIA DE QUE O PROFESSOR É UM SER COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA A ESCOLA E QUE DEVE SER RESPONSABILIZADO PELOS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO E PELAS DIVERSAS ATIVIDADES EXERCIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR, DEIXANDO-O SOBRECARREGADO E SEM CONDIÇÕES DE OFERTAR UM ENSINO COM QUALIDADE.