NOS ?LTIMOS ANOS A EDUCA??O ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA TEM SIDO TEMA DE IN?MEROS DEBATES, POIS TEM SE APRESENTADO COMO UM DILEMA PARA MUITOS DOCENTES. ISSO OCORRE DEVIDO ? NECESSIDADE DE UTILIZA??O DOS CURR?CULOS OFICIAIS, CUJAS DIRETRIZES APONTAM PARA AVALIA??ES DE CAR?TER QUANTITATIVO, SEM CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES P?BLICO-ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL. ESTE ENSAIO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI), COMO UMA ESTRAT?GIA PARA ADAPTA??O CURRICULAR, QUE AINDA ? DESCONHECIDA POR MUITOS DOCENTES, ATRAV?S DE UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO. AS REFLEX?ES ACERCA DO DOCUMENTO, BEM COMO SUA AN?LISE MOSTRAM SER POSS?VEL CONTEMPLAR OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES, HABILIDADES E POTENCIALIDADES.