A FORMA??O DOCENTE PARA A EDUCA??O SUPERIOR ? CONSIDERADA UMA A??O COMPLEXA QUE EXIGE UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS INDISPENS?VEIS PARA APRENDER A ENSINAR. ESSE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER O CEN?RIO DA LITERATURA CIENT?FICA BRASILEIRA ACERCA DA FORMA??O DO DOCENTE ENFERMEIRO NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA REVIS?O DA LITERATURA DO TIPO BIBLIOGR?FICA QUE TEVE COMO QUEST?O DE PESQUISA: O QUE TEM SIDO PUBLICADO NA LITERATURA CIENT?FICA SOBRE A FORMA??O DO DOCENTE ENFERMEIRO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL? FOI FEITA A AN?LISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NAS BASES DE DADOS SCIELO E NA BVS, DEFINIDO COMO CRIT?RIOS DE INCLUS?O TEXTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE NA ?NTEGRA, NO IDIOMA PORTUGU?S, PUBLICADOS NO BRASIL NOS ?LTIMOS CINCO ANOS (2016-MAIO/2021). FORAM SELECIONADOS 15 ARTIGOS QUE FORAM SUBMETIDOS ? T?CNICA DE AN?LISE DE CONTE?DO TEM?TICA QUE RESULTOU EM TR?S CATEGORIAS: A PR?TICA PEDAG?GICA DO ENFERMEIRO DOCENTE EM FORMA??O, FRAGILIDADE NA FORMA??O DOS DOCENTES PARA ATUAREM NO ENSINO SUPERIOR E ESTRAT?GIAS PARA APERFEI?OAR A FORMA??O DO DOCENTE ENFERMEIRO PARA O ENSINO. FORAM IDENTIFICADAS LACUNAS NA FORMA??O DO ENFERMEIRO DOCENTE RELACIONADO ?S PR?TICAS PEDAG?GICAS VOLTADAS PARA A ATUA??O DO PROFESSORADO. DEBATE-SE A IMPORT?NCIA DA DOC?NCIA DO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM E O SEU PROCESSO DE TRABALHO, CUJAS INOVA??ES E CONCEP??ES PEDAG?GICAS TRAZEM BENEF?CIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.