A PRESENTE COMUNICAÇÃO APRESENTA COMO OBJETIVO UMA ANÁLISE SOBRE O ACORDO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC) E A UNITED STATES AGENCY FOR INTERNATIONAL DEVELOPMENTE (USAID) E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES CAMPINENSE SOBRE ESTE. A PARTIR DA PESQUISA, VERIFICAMOS QUE OS ESTUDANTES NÃO APOIARAM O ACORDO, VISTO QUE, VIAM NELE UMA MANEIRA DO GOVERNO PRIVATIZAR A REDE DE ENSINO NO BRASIL. PARA COMPREENDERMOS ESTE JOGO DE PODER NOS FORAM PERTINENTES CONCEITOS COMO, TÁTICA E PODER SIMBÓLICO. ENQUANTO, MÉTODOS DE PESQUISA NOS APROPRIAMOS DE LITERATURAS QUE DISCUTIRAM O ACORDO A NÍVEL NACIONAL E REALIZAMOS UMA PESQUISA NO JORNAL DIÁRIO DA BORBOREMA COM O PROPÓSITO DE PERCEBER COMO OS ESTUDANTES CAMPINENSES REAGIRAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS CRIADAS POR AGENTE DO GOVERNO MILITAR PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL A NÍVEL LOCAL.