COM A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS OCORREU A NECESSIDADE DA ADOÇÃO DE MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E, COM ISSO, LEVOU À INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, SENDO SUBSTITUÍDA PELO FORMATO REMOTO EMERGENCIAL. NESSE CONTEXTO, O IMPACTO NOS ESTUDANTES DEVE SER AVALIADO, VISANDO VERIFICAR PREJUÍZOS NA APRENDIZAGEM. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR E COMPARAR OS ASPECTOS RELACIONADOS À SAÚDE E AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ENTRE OS ANOS DE 2018, 2020 E 2021. A AMOSTRA CONTOU COM 273 ALUNOS EM 2018; 401 EM 2020; E 398 EM 2021. OS RESULTADOS FORAM DESCRITOS, ESTRATIFICADO PELO ANO DE RESPOSTA. UTILIZOU-SE O TESTE T QUANDO APRESENTADAS DUAS VARIÁVEIS E TESTE ANOVA QUANDO TRÊS PARA COMPARAÇÃO DAS MÉDIAS, COM 95% DE CONFIANÇA NÃO FOI POSSÍVEL VERIFICAR DIFERENÇA ESTATÍSTICA ENTRE SINTOMAS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E EXAUSTÃO ENTRE OS DISCENTES NOS DIFERENTES PERÍODOS AVALIADOS (2018, 2020 E 2021). ENTRETANTO, AO SE VERIFICAR A SENSAÇÃO DE ADOECIMENTO DEVIDO À PANDEMIA E AO CURSO HOUVE UMA PIORA SIGNIFICATIVA ENTRE 2020 E 2021. ESSES DADOS TRAZEM UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO QUANTO AO TEMPO DE DURAÇÃO DO ERE IMPACTANDO NA SAÚDE DOS ESTUDANTES E NOS VALORES ELEVADOS DE ALGUNS FATORES DE SAÚDE, COMO EXAUSTÃO E SINTOMAS DE DEPRESSÃO, QUE NÃO APRESENTAM DIFERENÇA DO PRESENCIAL PARA O ERE POSSIVELMENTE DEVIDO A DIFICULDADE DO CURSO EM AMBOS OS FORMATOS.