O PRESENTE TRABALHO APRESENTA REFLEX?ES SOBRE AS CONTRIBUI??ES OPORTUNIZADAS PELOS FILMES DE CONVERSA??O DE EDUARDO COUTINHO PARA DELINEAMENTO DE REFLEX?ES ASSOCIADAS AO CONCEITO DE SUJEITO HIST?RICO, A SER ABORDADO NO ENSINO DE HIST?RIA. TAL PESQUISA APRESENTA ABORDAGEM QUALITATIVA, NATUREZA APLICADA E EXPLICA??O, MEDIANTE EMPREGO DE AN?LISE BIBLIOGR?FICO, AN?LISE DOCUMENTAL E OBSERVA??ES SISTEM?TICAS, SEGUNDO PERSPECTIVA DO TIPO EX-POST-FACTO. OS FILMES DE COUTINHO APRESENTAM MULHERES, VELHOS, NEGROS, POBRES, PERIF?RICOS E NORDESTINOS, DE MODO A TRATAR COM SIGNIFIC?NCIA SUAS EXPERI?NCIAS DE VIDA. A APROPRIA??O PEDAG?GICA DESSES FILMES ? PERTINENTE PARA CONSTRU??O DE PROCESSO FORMATIVO VOLTADO PARA PROFESSORES QUE LECIONAM HIST?RIA NO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) E QUE SE PAUTA NA CONSTITUI??O DE SUJEITO HIST?RICO A PARTIR DE CONCEP??ES COMO DOS EXCLU?DOS/SUBALTERNOS/DE BAIXO.