Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS ACLIMATADAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavra-chaves: GOVERNAMENTALIDADE, NEOLIBERALISMO, NORMAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

OS DISCURSOS CONSTITUÍDOS NOS VÁRIOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR APRESENTAM FORTES INDÍCIOS DE QUE SÃO MATERIALIZADOS COMO SE FOSSEM BENESSES SOCIAIS DO ESTADO PARA COM A SOCIEDADE. ENTRETANTO, PERSPECTIVAS COERENTES COM PROJEÇÕES MAIS REAIS APONTAM PARA OUTRAS INTENÇÕES. O USO DE GOVERNAMENTALIDADE, NORMAS, SUBJETIVAÇÃO DENTRE OUTROS ELEMENTOS, ASSOCIADA A IDEIAS DO NEOLIBERALISMO FEZ COM QUE O ESTADO PRODUZISSE MAIS MECANISMOS DE INCLUSÃO, DEIXANDO EM DESTAQUE A “PARCERIA” EXISTENTE ENTRE O CAMPO EDUCACIONAL ESTATAL E O PRIVADO. COM ESSAS PREMISSAS NORTEADORAS BUSCAMOS EM AUTORES COMO MICHEL FOUCAULT (2008A, 2008B, 2008C), VEIGA-NETO (2002, 2006, 2007A, 2007B), SANTOS E TAVARES (2016), POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ELEMENTOS QUE CONSUBSTANCIAM O FATO. ASSIM, NOS DEPARAMOS COM DADOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUE AJUDAM A INTERCALAR ALGUMAS SUPOSIÇÕES LEVANTADAS. DESSA MANEIRA CONCLUÍMOS QUE OS DISCURSO NEOLIBERAIS INSISTEM EM AFIRMAR QUE O ESTADO DEVE SE OCUPAR SÓ COM ALGUMAS ATIVIDADES “ESSENCIAIS”, COMO A EDUCAÇÃO E A SAÚDE; E, ASSIM MESMO, ENCARREGANDO-SE DE, NO MÁXIMO, REGULÁ-LAS.

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