NESTE TRABALHO, OBJETIVAMOS DISCUTIR SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E CLASSIFICATÓRIA NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19, A FIM DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE À SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO DE SE PENSAR O ENSINO. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS AS FUNÇÕES E A MISSÃO DO ATO
DE AVALIAR DIANTE DE UMA REALIDADE INESPERADA, PORÉM IMPOSTA EM RAZÃO DESSA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL EM QUE SE ENCONTRA, ATUALMENTE, A HUMANIDADE. METODOLOGICAMENTE, ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, VOLTADA PARA UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, INTERPRETATIVA E QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FORAM ANALISADOS DISCURSOS DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (P1 E P2) SOBRE O ATO DE AVALIAR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO. NESSE CONTEXTO, NOSSAS DISCUSSÕES TIVERAM RESPALDO TEÓRICO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE LIBÂNEO (1994), HOFFMANN (2003), ROMÃO (2005), CRUZ (2014) E OLIVEIRA (1978), ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEDICAM AOS ESTUDOS SOBRE DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO. LOGO, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA E OS RESULTADOS OBTIDOS, INFERIMOS QUE A TAREFA DE AVALIAR É UMA AÇÃO COMPLEXA, PORÉM NECESSÁRIA, PRINCIPALMENTE DIANTE DESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO QUE É A FORMA REMOTA. A AÇÃO DE AVALIAR REQUER ATENÇÃO E REPONSABILIDADE QUANTO À SUA APLICABILIDADE, VISTO QUE A FUNÇÃO DIAGNÓSTICA,
FORMATIVA E CLASSIFICATÓRIA PRECISA SER TRABALHADA CONJUNTAMENTE COM VISTAS À OBTENÇÃO DO MELHOR RESULTADO PARA UMA AVALIAÇÃO EFICAZ, JUSTA, DEMOCRÁTICA E PROMOTORA DA APRENDIZAGEM.