O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM TORNO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. A PROPOSTA DE ARTIGO PARTE DO MOTE PARA O TRABALHO COM A LITERATURA, E O OBJETIVO É COMPREENDER E REFLETIR QUE O CONTATO COM AS HISTÓRIAS ALARGA CONSIDERAVELMENTE A FORMAÇÃO HUMANA E CONTRIBUI PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA MAIS ADENSADA NAQUILO QUE NOS TORNA HUMANOS. CONFIGURA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO. CONCENTRA-SE EM DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORAS E NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE, PRINCIPALMENTE. SALIENTA-SE, ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE CONTAR E DE OUVIR HISTÓRIAS, EM QUALQUER CONTEXTO QUE A HUMANIDADE SE ENCONTRE, COMPREENDIDA TAMBÉM COMO EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL. DISCUTIMOS, A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS, A IMPORTÂNCIA DO ADULTO, METODOLOGICAMENTE PREPARADO, PROMOVER O ACESSO AO MUNDO HUMANO POR MEIO DAS NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS, POSSIBILITANDO A AQUISIÇÃO DA MEMÓRIA HUMANA COMO PLATAFORMA PARA A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO, ASSIM COMO AO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO.