A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA É CONJECTURADA COMO EXEMPLO IDEAL DE GESTÃO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. CONTUDO, O PRESENTE TRABALHO OFERECE UM BREVE ESTUDO ACERCA DOS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A GESTÃO ESCOLAR QUANDO ESTA SE CARACTERIZA COMO DEMOCRÁTICA E COPARTICIPATIVA, BEM COMO SUA INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE. ESSA IDEALIZAÇÃO FOMENTOU A PREPARAÇÃO DESTE ESTUDO, COM O QUAL SE OBJETIVOU ANALISAR OS FATORES DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA QUE PROMOVEM A DEMOCRACIA E A COPARTICIPAÇÃO. ABORDAM-SE CONCEPÇÕES SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, ENFATIZANDO-SE A IMPORTÂNCIA DE PRIORIZAR-SE UMA CONSISTENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NOS ASPECTOS ATINENTES À GESTÃO ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA DAS ESCOLAS, POIS, GESTÃO ESCOLAR NÃO DEVE SER ENXERGADA SOMENTE COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS BUROCRÁTICAS VOLTADAS À ESCOLA, MAS SIM, PRECISA SER VISTA COMO UM VIÉS DE PROMOÇÃO DO FAZER DEMOCRÁTICO E DA CIDADANIA. A ESCOLA NÃO PODE E NÃO DEVE FECHAR-SE EM SEUS MUROS, DEIXANDO DE CONSIDERAR TODA A REALIDADE QUE A NORTEIA E QUE EXERCE INFLUÊNCIA CONSTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A PESQUISA FOI DO TIPO NÃO-EXPERIMENTAL, COM ENFOQUE QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, BASEADO EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, COM PESSOAS ENVOLVIDAS NAS SITUAÇÕES-PROBLEMA E LEVANTAMENTO DE DADOS CORRELACIONADOS AO UNIVERSO DO OBJETO DE ESTUDO. O ESTUDO CONCLUI QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE A TEORIA E AS PRÁTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICAS, POIS, SE FAZ NECESSÁRIO INTERAGIR COM A COMUNIDADE, UMA VEZ QUE É ALGO QUE A ESCOLA DEVERIA FAZER CONSTANTEMENTE, PORÉM A ESCOLA EM ESTUDO SE FAZ, EM SUA MAIORIA, DE FORMA SUPERFICIAL. UMA VEZ QUE A ESCOLA DEVE SER UMA EXTENSÃO DA SOCIEDADE E UMA GESTÃO QUE ATUA DEMOCRATICAMENTE TEM ESSA CONCEPÇÃO. TODAVIA, NÃO HÁ COMO CONCEBER UM TRABALHO ESCOLAR DEMOCRÁTICO SE NÃO HOUVER PRÁTICAS QUE REMETAM À COPARTICIPAÇÃO, SOBRETUDO DOS MEMBROS DA COMUNIDADE.