É NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ETAPA QUE COMPREENDE O 1º E O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE AS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA DAS CRIANÇAS TORNAM-SE CERNE DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A). PARA TANTO, O PERCURSO METODOLÓGICO DO TRABALHO DEU-SE EM DOIS MOMENTOS. NO PRIMEIRO, APOIAMO-NOS NOS POSTULADOS TEÓRICOS DE GROSSI (1990A; 1990B; 1990C), RUSSO E VIAN (2001) E SILVA (2019) PARA DESCREVER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEUS NÍVEIS E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA ETAPA. NO SEGUNDO, COM O INTUITO DE LEVANTAR DADOS DIAGNÓSTICOS QUE VIESSEM A SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A NOSSA PROPOSIÇÃO, REALIZAMOS A PESQUISA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DAS 13 (TREZE) CRIANÇAS PARTICIPANTES, A MAIORIA DELAS CONCENTRA-SE NO NÍVEL ALFABÉTICO, ENQUANTO AS DEMAIS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO II E SILÁBICO. FRENTE A ESSE PAINEL, PROPUSEMO-NOS A ELABORAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SE CONFIGURAM COMO PERTINENTES DE SEREM DESENVOLVIDAS PELO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) JUNTO AOS ALUNOS QUE POSSUEM O PERFIL DIAGNOSTICADO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ARTICULA TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DOS EFEITOS E DAS POSSIBILIDADES ORIUNDAS DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA.