O PROJETO “EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL”, COM CRIANÇAS DO 3º E 4º ANOS DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JUDITH MARIA DA ROCHA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE, REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE-PE, PROPORCIONOU A MANUTENÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ANTIRRACISTA EM CASA E DE INTERAÇÃO, COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES COM ASPECTOS CULTURAIS AFRICANOS, AFROBRASILEIROS E INDÍGENAS. SEMANALMENTE FORAM ENVIADOS VÍDEOS COM AS HISTÓRIAS CONTADAS, FUNDAMENTADAS PELOS OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CAMARAGIBE E AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INTEGRAL, OS QUAIS SE RELACIONAM COM OS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ALÉM DE CONTAÇÃO, UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE SEMPRE PROPOSTA PELA INTERAÇÃO, ENTRE AS CRIANÇAS E OS ADULTOS QUE MORAM NA MESMA RESIDÊNCIA. TIVEMOS COMO MARCOS LEGAIS ORIENTADORES DESTE PROJETO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS À TEMÁTICA ÉTNICA-RACIAL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS COM A LEI 10.639/2003 E SUA REGULAMENTAÇÃO ATRAVÉS DO PARECER 03/2004, QUE INSTITUIU AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS, E A ALTERAÇÃO FEITA PELA LEI 11.645/08, INCLUINDO TAMBÉM A OBRIGATORIEDADE DA HISTÓRIA INDÍGENA BRASILEIRA. AS PROPOSTAS PERMITIRAM O RELACIONAR-SE, APRENDER COM OS ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA, TROCAS DE AFETO, EXPERIMENTAÇÃO DE OBJETOS, O COMUNICAR-SE, INTERPRETAR, ORALIZAR, E CONHECER ASPECTOS CULTURAIS, O DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.