Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU-PE

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS AVALIATIVAS, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80417
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1282
    "inscrito_id" => 6954
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU-PE"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É CONSIDERADA PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO EDUCATIVO, POSSIBILITANDO O ALUNO/PROFESSOR A PERCEBER SEUS AVANÇOS, SUAS RESISTÊNCIAS, SUAS DIFICULDADES, OCASIONANDO UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE A SUA APRENDIZAGEM. EM VISTA DISSO, A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM DOS PROCEDIMENTOS RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, BEM COMO UMA DAS MANEIRAS DE EVIDENCIAR QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSIDERADOS COMO VÁLIDOS. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA AS ANÁLISES DOS DADOS FORAM EXPOSTOS EM QUADROS, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 10 PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A ESCOLA DO CAMPO DE PESQUISA BUSCA MEIOS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM COM CLAREZA E COM OBJETIVOS, PROPORCIONANDO AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO DIANTE DA ERUDIÇÃO ELABORADAS. CONCLUÍMOS QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ESTÃO EM (RE) CONSTRUÇÃO, PROGREDINDO PARA FORMULAÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICA, EMANCIPATÓRIA E FORMATIVA. OS RESULTADOS APRESENTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE OUTRAS PROPOSTAS DE AVERIGUAÇÃO SEJAM ANALISADAS, COM A EXPECTATIVA DE MELHORAR O DESENVOLVIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOCENTES, BUSCANDO ALÉM DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A ÁREA INVESTIGADA, A COLABORAÇÃO DOS PROFESSORES POSSIBILITA-SE DESENVOLVER O ENSINO APRENDIZAGEM COM ÊXITO EDUCACIONAL DIANTE DO PROCESSO AVALIATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS AVALIATIVAS, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA102_ID8354_16072021194048.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROZINEIDE"
    "autor_email" => "neide-silva96@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNVERSIDADE FRANCIS XAVIER-UNIXAVIER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80417
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1282
    "inscrito_id" => 6954
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU-PE"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É CONSIDERADA PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO EDUCATIVO, POSSIBILITANDO O ALUNO/PROFESSOR A PERCEBER SEUS AVANÇOS, SUAS RESISTÊNCIAS, SUAS DIFICULDADES, OCASIONANDO UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE A SUA APRENDIZAGEM. EM VISTA DISSO, A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM DOS PROCEDIMENTOS RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, BEM COMO UMA DAS MANEIRAS DE EVIDENCIAR QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSIDERADOS COMO VÁLIDOS. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA AS ANÁLISES DOS DADOS FORAM EXPOSTOS EM QUADROS, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 10 PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A ESCOLA DO CAMPO DE PESQUISA BUSCA MEIOS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM COM CLAREZA E COM OBJETIVOS, PROPORCIONANDO AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO DIANTE DA ERUDIÇÃO ELABORADAS. CONCLUÍMOS QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ESTÃO EM (RE) CONSTRUÇÃO, PROGREDINDO PARA FORMULAÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICA, EMANCIPATÓRIA E FORMATIVA. OS RESULTADOS APRESENTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE OUTRAS PROPOSTAS DE AVERIGUAÇÃO SEJAM ANALISADAS, COM A EXPECTATIVA DE MELHORAR O DESENVOLVIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOCENTES, BUSCANDO ALÉM DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A ÁREA INVESTIGADA, A COLABORAÇÃO DOS PROFESSORES POSSIBILITA-SE DESENVOLVER O ENSINO APRENDIZAGEM COM ÊXITO EDUCACIONAL DIANTE DO PROCESSO AVALIATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS AVALIATIVAS, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA102_ID8354_16072021194048.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROZINEIDE"
    "autor_email" => "neide-silva96@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNVERSIDADE FRANCIS XAVIER-UNIXAVIER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É CONSIDERADA PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO EDUCATIVO, POSSIBILITANDO O ALUNO/PROFESSOR A PERCEBER SEUS AVANÇOS, SUAS RESISTÊNCIAS, SUAS DIFICULDADES, OCASIONANDO UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE A SUA APRENDIZAGEM. EM VISTA DISSO, A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM DOS PROCEDIMENTOS RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, BEM COMO UMA DAS MANEIRAS DE EVIDENCIAR QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSIDERADOS COMO VÁLIDOS. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA AS ANÁLISES DOS DADOS FORAM EXPOSTOS EM QUADROS, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 10 PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A ESCOLA DO CAMPO DE PESQUISA BUSCA MEIOS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM COM CLAREZA E COM OBJETIVOS, PROPORCIONANDO AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO DIANTE DA ERUDIÇÃO ELABORADAS. CONCLUÍMOS QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ESTÃO EM (RE) CONSTRUÇÃO, PROGREDINDO PARA FORMULAÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICA, EMANCIPATÓRIA E FORMATIVA. OS RESULTADOS APRESENTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE OUTRAS PROPOSTAS DE AVERIGUAÇÃO SEJAM ANALISADAS, COM A EXPECTATIVA DE MELHORAR O DESENVOLVIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOCENTES, BUSCANDO ALÉM DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A ÁREA INVESTIGADA, A COLABORAÇÃO DOS PROFESSORES POSSIBILITA-SE DESENVOLVER O ENSINO APRENDIZAGEM COM ÊXITO EDUCACIONAL DIANTE DO PROCESSO AVALIATIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.