Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PONTA PORÃ-MS

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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR A FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE PARA O RECORTE ESPACIAL DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS, MEDIANTE A ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) EM SUA META 16 E A ESTRATÉGIA 16 E SEU ALINHAMENTO COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB 9.394/96). NESSE SENTIDO, REALIZAMOS METODOLOGICAMENTE UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, BEM COMO UM LEVANTAMENTO SOBRE A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PONTA PORÃ-MS, NO PERÍODO DE 2015 A 2019. FUNDAMENTADA NOS DADOS DO PME, NA META 16 VERIFICA-SE QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER DE PONTA PORÃ (SEME) PROCURA OFERTAR CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM O INTUITO DE COLABORAR COM ESSE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL, DOCUMENTANDO TODAS AS AÇÕES, AO MENOS NA ESFERA DO PLANEJAMENTO PÚBLICO. NESSA PERSPECTIVA, ANCORANDO-SE NO PRESSUPOSTO DE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É CONDIÇÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO AO LONGO DA CARREIRA, SOMANDO-SE AO PLENO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, APRESENTAMOS UMA ANÁLISE QUE RETRATA A RELAÇÃO DESSES DOCUMENTOS COM A PRÁTICA DA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DO REFERIDO MUNICÍPIO, DE MODO A COMPREENDER SE O PME ESTÁ ALINHADO AS NORMATIVAS NACIONAIS.

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