Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Palavra-chaves: FLUIDOS MAGNÉTICOS, CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO BÁSICO, Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81011
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2068
    "inscrito_id" => 8001
    "titulo" => "FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS"
    "resumo" => "OS FLUIDOS MAGNÉTICOS SÃO UM AVANÇO NANOTECNOLÓGICO PRESENTE NO DIA A DIA DA MAIORIA DAS PESSOAS, SEJA EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, NA LIMPEZA DE ÁGUAS POLUÍDAS COM ÓLEO OU ATÉ NO TRANSPORTE DE DROGAS NO CORPO HUMANO COM FINS TERAPÊUTICOS. EM CONTRAPARTIDA, AINDA FAZEM PARTE DE UMA GAMA DE CONHECIMENTOS QUE MUITAS VEZES SÓ SÃO APRESENTADOS À CIDADÃOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA. BUSCANDO COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SOCIALMENTE JUSTA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER A PARTIR DA PERSPECTIVA CTSA (CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO, ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO. A PROPOSTA É COMPOSTA POR DOIS TRABALHOS E UM VÍDEO QUE APRESENTAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. ESSA PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, JÁ QUE A MESMA É CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL FOI REALIZADA UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA LOCALIZADA EM PLATAFORMAS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E O VÍDEO FOI ANALISADO A PARTIR DE REQUISITOS PRÉ-ESTABELECIDOS. COM O USO DESSA PROPOSTA, A PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR COM A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADO AOS FLUIDOS MAGNÉTICOS ILUSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E APLICABILIDADE DESSA TECNOLOGIA A PARTIR DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, FAZENDO USO DE UMA LINGUAGEM CIENTÍFICA ACESSÍVEL, MEDIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE MANEIRA DIDÁTICA E CONTEXTUALIZADA PARA OS ESTUDANTES AFIM DE EXERCITAR O PENSAMENTO CRÍTICO E PROBLEMATIZADO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FLUIDOS MAGNÉTICOS, CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO BÁSICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID8001_30092021101532.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MARQUES PEREIRA DE SOUZA "
    "autor_nome_curto" => "BRUNO MARQUES "
    "autor_email" => "brunopmarques10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81011
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2068
    "inscrito_id" => 8001
    "titulo" => "FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS"
    "resumo" => "OS FLUIDOS MAGNÉTICOS SÃO UM AVANÇO NANOTECNOLÓGICO PRESENTE NO DIA A DIA DA MAIORIA DAS PESSOAS, SEJA EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, NA LIMPEZA DE ÁGUAS POLUÍDAS COM ÓLEO OU ATÉ NO TRANSPORTE DE DROGAS NO CORPO HUMANO COM FINS TERAPÊUTICOS. EM CONTRAPARTIDA, AINDA FAZEM PARTE DE UMA GAMA DE CONHECIMENTOS QUE MUITAS VEZES SÓ SÃO APRESENTADOS À CIDADÃOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA. BUSCANDO COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SOCIALMENTE JUSTA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER A PARTIR DA PERSPECTIVA CTSA (CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO, ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO. A PROPOSTA É COMPOSTA POR DOIS TRABALHOS E UM VÍDEO QUE APRESENTAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. ESSA PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, JÁ QUE A MESMA É CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL FOI REALIZADA UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA LOCALIZADA EM PLATAFORMAS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E O VÍDEO FOI ANALISADO A PARTIR DE REQUISITOS PRÉ-ESTABELECIDOS. COM O USO DESSA PROPOSTA, A PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR COM A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADO AOS FLUIDOS MAGNÉTICOS ILUSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E APLICABILIDADE DESSA TECNOLOGIA A PARTIR DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, FAZENDO USO DE UMA LINGUAGEM CIENTÍFICA ACESSÍVEL, MEDIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE MANEIRA DIDÁTICA E CONTEXTUALIZADA PARA OS ESTUDANTES AFIM DE EXERCITAR O PENSAMENTO CRÍTICO E PROBLEMATIZADO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FLUIDOS MAGNÉTICOS, CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO BÁSICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID8001_30092021101532.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MARQUES PEREIRA DE SOUZA "
    "autor_nome_curto" => "BRUNO MARQUES "
    "autor_email" => "brunopmarques10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

OS FLUIDOS MAGNÉTICOS SÃO UM AVANÇO NANOTECNOLÓGICO PRESENTE NO DIA A DIA DA MAIORIA DAS PESSOAS, SEJA EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, NA LIMPEZA DE ÁGUAS POLUÍDAS COM ÓLEO OU ATÉ NO TRANSPORTE DE DROGAS NO CORPO HUMANO COM FINS TERAPÊUTICOS. EM CONTRAPARTIDA, AINDA FAZEM PARTE DE UMA GAMA DE CONHECIMENTOS QUE MUITAS VEZES SÓ SÃO APRESENTADOS À CIDADÃOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA. BUSCANDO COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SOCIALMENTE JUSTA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER A PARTIR DA PERSPECTIVA CTSA (CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO, ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO. A PROPOSTA É COMPOSTA POR DOIS TRABALHOS E UM VÍDEO QUE APRESENTAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. ESSA PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, JÁ QUE A MESMA É CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL FOI REALIZADA UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA LOCALIZADA EM PLATAFORMAS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E O VÍDEO FOI ANALISADO A PARTIR DE REQUISITOS PRÉ-ESTABELECIDOS. COM O USO DESSA PROPOSTA, A PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR COM A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADO AOS FLUIDOS MAGNÉTICOS ILUSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E APLICABILIDADE DESSA TECNOLOGIA A PARTIR DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, FAZENDO USO DE UMA LINGUAGEM CIENTÍFICA ACESSÍVEL, MEDIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE MANEIRA DIDÁTICA E CONTEXTUALIZADA PARA OS ESTUDANTES AFIM DE EXERCITAR O PENSAMENTO CRÍTICO E PROBLEMATIZADO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.