OS FLUIDOS MAGNÉTICOS SÃO UM AVANÇO NANOTECNOLÓGICO PRESENTE NO DIA A DIA DA MAIORIA DAS PESSOAS, SEJA EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, NA LIMPEZA DE ÁGUAS POLUÍDAS COM ÓLEO OU ATÉ NO TRANSPORTE DE DROGAS NO CORPO HUMANO COM FINS TERAPÊUTICOS. EM CONTRAPARTIDA, AINDA FAZEM PARTE DE UMA GAMA DE CONHECIMENTOS QUE MUITAS VEZES SÓ SÃO APRESENTADOS À CIDADÃOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA. BUSCANDO COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SOCIALMENTE JUSTA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER A PARTIR DA PERSPECTIVA CTSA (CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO, ORGANIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE FLUIDOS MAGNÉTICOS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO. A PROPOSTA É COMPOSTA POR DOIS TRABALHOS E UM VÍDEO QUE APRESENTAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. ESSA PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, JÁ QUE A MESMA É CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL FOI REALIZADA UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA LOCALIZADA EM PLATAFORMAS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E O VÍDEO FOI ANALISADO A PARTIR DE REQUISITOS PRÉ-ESTABELECIDOS. COM O USO DESSA PROPOSTA, A PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR COM A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADO AOS FLUIDOS MAGNÉTICOS ILUSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E APLICABILIDADE DESSA TECNOLOGIA A PARTIR DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, FAZENDO USO DE UMA LINGUAGEM CIENTÍFICA ACESSÍVEL, MEDIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE MANEIRA DIDÁTICA E CONTEXTUALIZADA PARA OS ESTUDANTES AFIM DE EXERCITAR O PENSAMENTO CRÍTICO E PROBLEMATIZADO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS.