ESTE TRABALHO EXPÕE A RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO BEM COMUM NA VIDA DE DOCENTES E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ONDE OS MESMOS TRABALHAM NO INTUITO DE CONTRIBUIR COM A EXCELÊNCIA NA NOTA DO ALUNO NAS AVALIAÇÕES, SENDO INTERNAS OU EXTERNAS. DESTE MODO, É DISSERTADO SOBRE O MODELO FUZZY, TENDO ESTE O INTUITO DE PREVER COMO O DISCENTE VAI SE SAIR NA AVALIAÇÃO A PARTIR DE ALGUMAS VARIÁVEIS DE ENTRADA, QUE COLABARAM PARA ESSA CONCLUSÃO. ESTA PESQUISA É CONSIDERADA UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLICATIVO, ONDE BUSCARÁ DADOS REFERENTES AOS RESULTADOS DOS DISCENTES, SENDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA-QUANTITATIVA. PODEMOS CONSIDERAR QUANTITATIVA, POIS AO ANALISAR O MODELO FUZZY EM UM CONJUNTO DE DADOS, IRÁ SE TOMAR ALGUMA DECISÃO E QUALITATIVA DADA A ANÁLISE E A PESQUISA REALIZADA, NO INTUITO DE EXPOR IDEIAS E CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEMÁTICA AQUI ABORDADA. DESTA FORMA, É FEITO UM MODELO DE APRENDIZAGEM PARA SE CHEGAR A UMA CONCLUSÃO DA NOTA DO DISCENTE, ONDE OS DOCENTES PROCURARÃO, DE FORMA CONSTRUTIVISTA, CONTRIBUIR PARA ESTA TOMADA DE DECISÃO. OS RESULTADOS FORAM FEITOS PELO AUTOR E BASEADOS A PARTIR DE BIBLIOGRAFIAS DIVERSAS, POR MEIO DE LIVROS, ARTIGOS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES.