A PSICOMOTRICIDADE EXISTE PARA OPORTUNIZAR ÀS CRIANÇAS CONDIÇÕES DE DESENVOLVER CAPACIDADES BÁSICAS, AUMENTAR SEU POTENCIAL MOTOR E UTILIZAR O MOVIMENTO PARA ATINGIR AQUISIÇÕES, COMO AS INTELECTUAIS E SOCIAIS. ESTA PESQUISA TEM COMO TEMA: A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, COM O OBJETIVO GERAL DE: ANALISAR COMO A PSICOMOTRICIDADE PODE INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; INVESTIGAR COMO A PSICOMOTRICIDADE PODE INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DESTA INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA QUALITATIVA E ABORDAGEM DESCRITIVA E EXPLICATIVA, FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO: COSTA (2003), FONSECA (2001) E SOARES (2015) ENTRE OUTROS, QUE SE ENCONTRAM ENVOLVIDOS ESSA TEMÁTICA. CONCLUI-SE QUE A PSICOMOTRICIDADE É INDISPENSÁVEL PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO, VISTO QUE PROPORCIONA A CRIANÇA O RECONHECIMENTO DE SEU CORPO EM SUA TOTALIDADE EM SEUS ASPECTOS MOTORES, EMOCIONAIS, AFETIVOS, INTELECTUAIS E EXPRESSIVOS, A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO, A DOMINAR SEU TEMPO E LATERALIDADE, A ADQUIRIR HABITUALMENTE A COORDENAÇÃO DE SEUS GESTOS E MOVIMENTOS, PRÉ-REQUISITOS PARA A O BOM DESENVOLVIMENTO HUMANO.