ESTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA SOBRE AS DIFICULDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO POR ALUNOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESEMPENHO DOS MESMOS NA VIDA ACADÊMICA. O ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES REFERENTES A ESSA PROBLEMÁTICA QUE INFLUENCIA NO ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, INVESTIGAMOS JUNTO AOS PROFESSORES E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO, A QUESTÃO DA LEITURA RELACIONADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COMO VEM SENDO TRABALHADA OU SE NÃO PRIORIZA ESSA QUESTÃO EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA ENVOLVEU PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE CAMPO E DOCUMENTAL. A ABORDAGEM FOI QUANTI-QUALITATIVA, HOUVE ENTREVISTAS COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E DO ENSINO SUPERIOR. OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM ERAM DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS, ESPECIFICAMENTE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA), CIÊNCIAS HUMANAS (LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA). CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA GRANDE CRISE DE LEITURA POR PARTE DOS ALUNOS QUE VÊM DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ISSO INFLUENCIA NO ENSINO SUPERIOR, TENDO COMO CONSEQUÊNCIA A DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR É ESSENCIAL PARA DESPERTAR NOS ALUNOS UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA QUE OS AJUDE A COMPREENDER AS CONDIÇÕES POLÍTICAS, CULTURAIS, SOCIOECONÔMICAS E HUMANAS DO MEIO ONDE VIVE.