Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE VIROLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, TECNOLOGIA, CIÊNCIAS, VÍRUS Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79940
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "USO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE VIROLOGIA"
    "resumo" => "A PARTIR DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS  TIVERAM QUE FAZER USO DA TECNOLOGIA PARA DAR CONTINUIDADE DE FORMA REMOTA ÀS AULAS QUE HAVIAM SIDO SUSPENSAS. TENDO ISSO, OBJETIVOU-SE ANALISAR O USO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) NAS AULAS DE VIROLOGIA DENTRO DESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO, ALÉM DE TESTAR NOVAS METODOLOGIAS COM O INTUITO DE AUXILIAR OS DOCENTES, DURANTE ESSE PERÍODO DE ADVERSIDADE, A TORNAREM AS SUAS AULAS MAIS ATRATIVAS E INTERATIVAS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DO 2.º ANO DE ENSINO MÉDIO DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, NO ESTADO DA PARAÍBA TENDO COMO BASE QUESTIONÁRIOS APLICADOS DE FORMA SÍNCRONA APÓS A REGÊNCIA DAS AULAS UTILIZANDO RECURSO DE RA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS, OBSERVOU-SE QUE CERCA DE 44% DOS DISCENTES ENTREVISTADOS RELATARAM QUE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA FOI ABORDADA DE FORMA EXCEPCIONAL, OUTROS 54,2% DISSERAM TER SIDO BOA A METODOLOGIA TRABALHADA COM BASE NO CONTEÚDO DE VÍRUS. COM BASE NOS DADOS ANALISADOS E DAS DECLARAÇÕES DOS ALUNOS, PERCEBEU-SE QUE O USO DA RA NAS AULAS DE BIOLOGIA TORNOU OS CONTEÚDOS MAIS ATRATIVOS E DE FÁCIL VISUALIZAÇÃO, NA QUAL O DISCENTE NÃO PRECISA APENAS IMAGINAR ESTRUTURAS MINÚSCULAS, ALÉM DE GERAR MAIOR MOTIVAÇÃO E APROVEITAMENTO PARA OS DISCENTES, DESPERTANDO O ENGAJAMENTO NECESSÁRIO PARA QUE FOQUEM NOS ESTUDOS, MESMO DISTANTE DA SALA DE AULA PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, TECNOLOGIA, CIÊNCIAS, VÍRUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID352_28072021224127.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIELLY DANTAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIELLY DANTAS"
    "autor_email" => "josiellydantas2040@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79940
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "USO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE VIROLOGIA"
    "resumo" => "A PARTIR DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS  TIVERAM QUE FAZER USO DA TECNOLOGIA PARA DAR CONTINUIDADE DE FORMA REMOTA ÀS AULAS QUE HAVIAM SIDO SUSPENSAS. TENDO ISSO, OBJETIVOU-SE ANALISAR O USO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) NAS AULAS DE VIROLOGIA DENTRO DESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO, ALÉM DE TESTAR NOVAS METODOLOGIAS COM O INTUITO DE AUXILIAR OS DOCENTES, DURANTE ESSE PERÍODO DE ADVERSIDADE, A TORNAREM AS SUAS AULAS MAIS ATRATIVAS E INTERATIVAS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DO 2.º ANO DE ENSINO MÉDIO DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, NO ESTADO DA PARAÍBA TENDO COMO BASE QUESTIONÁRIOS APLICADOS DE FORMA SÍNCRONA APÓS A REGÊNCIA DAS AULAS UTILIZANDO RECURSO DE RA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS, OBSERVOU-SE QUE CERCA DE 44% DOS DISCENTES ENTREVISTADOS RELATARAM QUE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA FOI ABORDADA DE FORMA EXCEPCIONAL, OUTROS 54,2% DISSERAM TER SIDO BOA A METODOLOGIA TRABALHADA COM BASE NO CONTEÚDO DE VÍRUS. COM BASE NOS DADOS ANALISADOS E DAS DECLARAÇÕES DOS ALUNOS, PERCEBEU-SE QUE O USO DA RA NAS AULAS DE BIOLOGIA TORNOU OS CONTEÚDOS MAIS ATRATIVOS E DE FÁCIL VISUALIZAÇÃO, NA QUAL O DISCENTE NÃO PRECISA APENAS IMAGINAR ESTRUTURAS MINÚSCULAS, ALÉM DE GERAR MAIOR MOTIVAÇÃO E APROVEITAMENTO PARA OS DISCENTES, DESPERTANDO O ENGAJAMENTO NECESSÁRIO PARA QUE FOQUEM NOS ESTUDOS, MESMO DISTANTE DA SALA DE AULA PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, TECNOLOGIA, CIÊNCIAS, VÍRUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID352_28072021224127.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIELLY DANTAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIELLY DANTAS"
    "autor_email" => "josiellydantas2040@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PARTIR DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TIVERAM QUE FAZER USO DA TECNOLOGIA PARA DAR CONTINUIDADE DE FORMA REMOTA ÀS AULAS QUE HAVIAM SIDO SUSPENSAS. TENDO ISSO, OBJETIVOU-SE ANALISAR O USO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) NAS AULAS DE VIROLOGIA DENTRO DESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO, ALÉM DE TESTAR NOVAS METODOLOGIAS COM O INTUITO DE AUXILIAR OS DOCENTES, DURANTE ESSE PERÍODO DE ADVERSIDADE, A TORNAREM AS SUAS AULAS MAIS ATRATIVAS E INTERATIVAS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DO 2.º ANO DE ENSINO MÉDIO DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, NO ESTADO DA PARAÍBA TENDO COMO BASE QUESTIONÁRIOS APLICADOS DE FORMA SÍNCRONA APÓS A REGÊNCIA DAS AULAS UTILIZANDO RECURSO DE RA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS, OBSERVOU-SE QUE CERCA DE 44% DOS DISCENTES ENTREVISTADOS RELATARAM QUE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA FOI ABORDADA DE FORMA EXCEPCIONAL, OUTROS 54,2% DISSERAM TER SIDO BOA A METODOLOGIA TRABALHADA COM BASE NO CONTEÚDO DE VÍRUS. COM BASE NOS DADOS ANALISADOS E DAS DECLARAÇÕES DOS ALUNOS, PERCEBEU-SE QUE O USO DA RA NAS AULAS DE BIOLOGIA TORNOU OS CONTEÚDOS MAIS ATRATIVOS E DE FÁCIL VISUALIZAÇÃO, NA QUAL O DISCENTE NÃO PRECISA APENAS IMAGINAR ESTRUTURAS MINÚSCULAS, ALÉM DE GERAR MAIOR MOTIVAÇÃO E APROVEITAMENTO PARA OS DISCENTES, DESPERTANDO O ENGAJAMENTO NECESSÁRIO PARA QUE FOQUEM NOS ESTUDOS, MESMO DISTANTE DA SALA DE AULA PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.