DURANTE MUITO TEMPO, A LEITURA E A ESCRITA TEM SIDO OBJETOS CONTÍNUOS DE ESTUDOS ACADÊMICOS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE ENCONTRAR MEIOS EPISTEMOLÓGICOS E MATERIAIS PARA DESENVOLVER SUA EFETIVIDADE DURANTE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. ESSA EFETIVIDADE ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM O IDEAL DE QUE A LEITURA PRECISA PREPARAR CADA SUJEITO PARA SEU DESENVOLVIMENTO ENQUANTO INDIVÍDUO SOCIAL, PROPICIANDO A REFLEXÃO CRÍTICA E A TROCA DE IDEIAS NESSE CONTEXTO. ESPECIFICAMENTE NO ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, HÁ EM SUA COMPOSIÇÃO UMA DIVERSIDADE TEXTUAL QUE EXIGE QUE MULTILETRAMENTOS SEJAM MELHOR TRABALHADOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PORTANTO, COM BASE NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM, AVERIGUANDO SUA EVOLUÇÃO CONFORME OS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS MULTIMODAIS E COMO OS DIVERSOS RECURSOS MULTIMODAIS SÃO UTILIZADOS NA CONSTITUIÇÃO DOS TEXTOS DE APOIO DE TAIS PROPOSTAS. DESSA FORMA, PARA ATINGIR O OBJETIVO TRAÇADO, O PRESENTE TRABALHO POSSUI METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E INTERPRETATIVA. IDENTIFICOU-SE QUE ASSIM COMO A SOCIEDADE, A LINGUAGEM NÃO É ESTÁTICA E MUDA CONFORME O TEMPO ESPAÇO E PERÍODO HISTÓRICO. PORTANTO, A ESCOLA E O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PRECISAM ATENTAR-SE A ESSAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E SOCIAIS, INCENTIVANDO O TRABALHO COM A DIVERSIDADE DE GÊNEROS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS NAS SUAS PRÁTICAS DIDÁTICAS.