ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO ANALISAR O PROCESSO DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL ENTRE SURDOS E OUVINTES POR MEIO DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). PARA ISTO, FOI ANALISADO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO, NA QUAL A LIBRAS É ENSINADA COMO L1 (PRIMEIRA LÍNGUA PARA OS SURDOS) E COMO L2 (SEGUNDA LÍNGUA PARA OS OUVINTES). NESTE RELATO, O ENSINO ERA PROPOSTO A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS E PRODUÇÕES CULTURAIS DAS COMUNIDADES SURDAS REGIONAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS. NO DECORRER DA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PRETENDE-SE CONFIRMAR AS SEGUINTES HIPÓTESES: VERIFICAR COMO OCORRE O PROCESSO DE INCLUSÃO POR MEIO DO ENSINO DA LIBRAS E REAFIRMAR A IMPORTÂNCIA DESSE ENSINO NA COMUNIDADE ESCOLAR ENTRE SURDOS E OUVINTES. PARA TAL, DISPÕE-SE DE ESTUDOS DOS SEGUINTES AUTORES: QUADROS (1997); GESSER (2012); GOLDFELD (2002); SILVINO (2014); STROBEL (2008); ENTRE OUTROS. CONFORME JÁ MENCIONADO NO RELATO, O PROJETO DISPUNHA PRODUÇÕES CULTURAIS DO POVO SURDO, QUE FORAM TRANSFORMADAS EM OBJETO DE ESTUDO DENTRO DA ESCOLA, NO OBJETIVO DE PROMOVER ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL, NA COMUNIDADE ESCOLAR, POR MEIO DO ENSINO DA LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR. ISTO FOI REALIZADO, NO ENTANTO, DENTRO DE UM CONTEXTO, EXPLORANDO RECURSOS E METODOLOGIAS QUE FACILITASSEM A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS, E NÃO APENAS DE PALAVRAS E SINAIS SOLTOS, SEM CONTEXTO E SEM FINALIDADE. PORTANTO, ESTA PESQUISA É UMA INVESTIGAÇÃO DE VIÉS INDUTIVO, QUE ESTUDA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO BILÍNGUE.