ESSA COMUNICAÇÃO É PARTE DA PESQUISA DE MESTRADO QUE SE REALIZA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO-EM (LEI Nº 13.415/2017) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PROBLEMATIZA-SE SOBRE OS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A BNCC: A FORMAÇÃO HUMANA OU O FOCO NO MERCADO DE TRABALHO. OBJETIVA-SE ANALISAR CRITICAMENTE ACERCA DA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO EM, PELOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS INDICADOS NA BNCC E A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO EM. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS. ENTRE AS FONTES ESTUDADAS ESTÃO AS PUBLICAÇÕES DOS AUTORES DO CAMPO DA CRÍTICA AO FENÔMENO, ALÉM DOS DOCUMENTOS PUBLICADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. IDENTIFICOU-SE PRODUÇÕES TEÓRICAS CONTRÁRIAS E EM DEFESA DA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR PELA BNCC, RESPECTIVAMENTE SÃO CONCEPÇÕES IDENTIFICADAS À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E ÀS TESES QUE DEFENDEM A FORMAÇÃO HUMANA. CONCLUI-SE QUE A SEGUNDA VERTENTE É HEGEMÔNICA.