NA MATEMÁTICA SÃO FORMULADAS DIVERSAS TEORIAS QUE POSSUEM IMPLICAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPORTANTÍSSIMAS PARA A VIDA HUMANA, SENDO ALGUMAS ADVINDAS DE SITUAÇÕES INUSITADAS. NESTE TRABALHO É APRESENTADO O PROBLEMA PROPOSTO PELO CONDE DE BUFFON (1707-1788) CONHECIDO COMO O “PROBLEMA DAS AGULHAS DE BUFFON”, CUJA RESOLUÇÃO POR MEIO DA TEORIA DE PROBABILIDADE ACARRETA DUAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS E UMA FORMA DE ESTIMAR A FAMOSA CONSTANTE π. A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DESSE PROBLEMA, É EXPOSTA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A FIM DE QUE OS PROFESSORES POSSAM AMPLIAR A GAMA DE APLICAÇÕES A SEREM TRABALHADAS NO ENSINO DE PROBABILIDADE. ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM DUAS ETAPAS, UMA POR MEIO DA PESQUISA MATEMÁTICA SOBRE O “PROBLEMA DAS AGULHAS DE BUFFON” REALIZADA NO WORKSHOP DIDÁTICO-PEDAGÓGICO REALIZADO PELO GRUPO PET-MATEMÁTICA DA UFCG E COMPLEMENTADA COM A APLICAÇÃO DESSE PROBLEMA NO ENSINO BÁSICO POR MEIO DOS PETIANOS EGRESSOS. DESSA FORMA, ESPERA-SE QUE OS LEITORES CONHEÇAM ESSE PROBLEMA, VISLUMBREM-SE COM AS APLICAÇÕES E FIQUEM MOTIVADOS A APRESENTÁ-LAS EM SALA DE AULA POR MEIO DAS METODOLOGIAS INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E PROJETO DE PESQUISA.