O PRESENTE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER O MODO DE SER/VIVER DE JOVENS RIBEIRINHOS TANTO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS, QUANTO NO ÂMBITO ESCOLAR. O CONCEITO DE JUVENTUDE, AO LONGO DA HISTÓRIA, FOI ABORDADO EM DISCURSOS E DEBATES SOB DIFERENTES PONTOS DE VISTA. OUTRAS IDEIAS E CONCEPÇÕES TAMBÉM FORAM CONSTRUÍDAS A RESPEITO DOS SUJEITOS JOVENS. CONSEQUENTEMENTE, FORAM CRIADOS E FIXADOS ESTEREÓTIPOS QUE DETERMINAM COMO É “SER JOVEM”, COMO OS JOVENS SE COMPORTAM E COMO TODOS VIVENCIAM ESSA FASE. NO ENTANTO, NESTE ESTUDO, PARTIU-SE DA PREMISSA DE QUE SÃO OS JOVENS SUJEITOS HISTÓRICOS, HETEROGÊNEOS, QUE VIVENCIAM EXPERIÊNCIAS DIVERSAS, EM CONTEXTOS DISTINTOS. DIANTE DISSO, PRETENDEU-SE IDENTIFICAR AS SINGULARIDADES DOS JOVENS RIBEIRINHOS, CONHECER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ESSES SUJEITOS NO CONTEXTO RIBEIRINHO E DISCUTIR SOBRE A DIFERENÇA DE SER JOVENS DO CAMPO E JOVEM DA CIDADE. PARA TANTO, O CAMINHO METODOLÓGICO PERCORRIDO SE DEU PELA PESQUISA QUALITATIVA, TENDO COMO ENFOQUE A FENOMENOLOGIA SOCIAL. PARA A REUNIÃO DE INFORMAÇÕES UTILIZOU-SE A ENTREVISTA NARRATIVA E A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ORAIS SE DEU POR MEIO DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 6 JOVENS RIBEIRINHOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, LOCALIZADA NA VILA MAIAUATÁ, NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, NO PARÁ. A INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS REVELARAM QUE OS JOVENS RIBEIRINHOS TÊM UM MODO DE SER/VIVER SINGULAR E DISTINTO, CARACTERÍSTICO DO CONTEXTO RIBEIRINHO E VIVENCIAM O COTIDIANO ESCOLAR DE DIFERENTES FORMAS. LOGO, PÔDE-SE CONSTATAR A INCOERÊNCIA EM JULGAR A JUVENTUDE E OS SUJEITOS JOVENS BASEANDO-SE EM UM PADRÃO UNIVERSAL.