MUITAS PESQUISAS APONTAM A NECESSIDADE DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM MAIS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. OS CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO SÃO AMBIENTES QUE PROPORCIONAM UM CONVITE AOS ALUNOS PARA SE ENVOLVEREM NO PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO. NOSSO INTERESSE FOI O DE DISCUTIR ESSE ASSUNTO AO INVESTIGAR UM MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS NESSE MATERIAL PARA IDENTIFICAR A SUA POTENCIALIDADE DE PROPORCIONAR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INVESTIGATIVOS. OS DADOS DA PESQUISA FORAM OS EXERCÍCIOS CONTIDOS NESSE MATERIAL E A ANÁLISE DE DADOS ENVOLVEU CLASSIFICAR OS EXERCÍCIOS LEVANDO EM CONTA SUA POTENCIALIDADE DE SER USADO EM AMBIENTES INVESTIGATIVOS. A PARTIR DESSA ANÁLISE, DESENVOLVEMOS UMA REFLEXÃO SOBRE SEIS POSSÍVEIS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FÍSICA.