MELLO, Nancy Rigatto et al.. Exclusão escolar:os agravantes na pandemia. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79879>. Acesso em: 23/12/2024 00:00
O PRESENTE ARTIGO TRAZ À EXCLUSÃO ESCOLAR QUE É FRUTO DE UMA PROBLEMÁTICA DE DESIGUALDADES QUE PERMEIA A SOCIEDADE DESDE A SUA FORMAÇÃO POR MEIO DA FALA DE UMA ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA. A CENTRALIZAÇÃO DO PODER, COM O AGRAVANTE DO RACISMO, MANTEVE SEU ESPAÇO GARANTIDO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PRIVILEGIANDO E EXCLUINDO POR MOTIVOS SIMILARES O ACESSO AO CONHECIMENTO, ONDE A POPULAÇÃO SERVE COMO UM OBJETIVO DE PRODUÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DO PODER. SENDO ASSIM O BIOPODER (MICHEL FOUCAULT) E O NECROPODER (ACHILLE MBEMBE) INSTALADOS NA MENTALIDADE ADMINISTRATIVA DEFINEM TODAS AS CONDIÇÕES SOBRE AS QUAIS A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS DEVEM VIVER E MORRER. A PANDEMIA VEIO COMO UM FATOR POTENCIAL PARA ESSE CENÁRIO, TRAZENDO MAIS UMA DIFICULDADE QUE COLABORA PARA O DISTANCIAMENTO DE MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE QUALIDADE SATISFATÓRIA. OS DADOS COLETADOS PELA UNICEF (2021) COMPROVAM QUE AS CLASSES MAIS VULNERÁVEIS E QUE SOFREM COM O RACISMO DE COR, GÊNERO E CLASSE SOCIAL, SÃO OS MAIS AFETADOS COM A EXCLUSÃO ESCOLAR, ANTES E DURANTE O CENÁRIO PANDÊMICO.