A PREOCUPAÇÃO BÁSICA DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE O PAPEL DA UNIVERSIDADE EM COLABORAR COM A REDUÇÃO DO ANALFABETISMO E PROMOVER A CONTINUIDADE NOS ESTUDOS DE IDOSOS NO TOCANTINS. ELE ANALISA A APLICABILIDADE DO TESTE UNIVERSAL E TESTE COGNITIVO DE LEITURA/ESCRITA E MATEMÁTICA, DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (PBA/MEC), JUNTO À TECNOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE DA MATURIDADE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UMA/UFT), COM UMA PESQUISA QUALITATIVA DE INVESTIGAÇÃO DIRETA DE FENÔMENOS CONSCIENTES E APOIO DE REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO DE AUTORES QUE INVESTIGAM A EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL. ENTRE OS SEUS RESULTADOS ESTÁ A DESCRIÇÃO DA RELAÇÃO INTERGERACIONAL DOS SUJEITOS ACADÊMICOS-APLICADORES E ACADÊMICOS-AVÓS, NAS ATIVIDADES DA UMA/UFT E DO PBA/MEC EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO DE VELHOS.