O PRESENTE TRABALHO BUSCA DESENVOLVER O TEMA PERSPECTIVAS CRÍTICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DE METODOLOGIAS CAPAZES DE EMANCIPAR E GERAR AUTONOMIA NOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS. A TRIANGULAÇÃO DE DADOS FOI FEITA COM BASE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E O TEXTO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SEÇÕES PRINCIPAIS, SENDO ELAS: PERSPECTIVAS CRÍTICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POR MEIO DE UM ENSINO CRÍTICO, É POSSÍVEL FORMAR CIDADÃOS ATENTOS À REALIDADE E CAPAZES DE PENSAR A SOCIEDADE DE UMA FORMA MAIS AMPLA, ANALISANDO AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS COM RESPONSABILIDADE E ÉTICA. O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA TEM UM POTENCIAL TRANSFORMADOR NESSE SENTIDO, PODENDO ESTABELECER UMA LIGAÇÃO ENTRE SEUS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL. A PANDEMIA FOI UM FATOR CHAVE PARA A COMPREENSÃO DESTE ESTUDO, UMA VEZ QUE, NO BRASIL, GEROU DÉFICITS INCALCULÁVEIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO, O QUE ESCANCAROU A NECESSIDADE ATUAL DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA MAIS CONTEXTUALIZADO. COM ISSO, PÔDE-SE DEMONSTRAR A CORRELAÇÃO EXISTENTE ENTRE TODOS OS ASPECTOS INTRÍNSECOS DA ESCOLA, DO CURRÍCULO, DA DOCÊNCIA, DAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS SOCIAIS, DO ENSINO DE CIÊNCIAS TANTO PRESENCIAL COMO REMOTO, DA FORMAÇÃO DE DOCENTES QUALIFICADOS CIENTIFICAMENTE E PEDAGOGICAMENTE PARA O EXERCÍCIO DE SUA ATIVIDADE, ENTRE OUTROS.