ESTE APLICATIVO EDUCACIONAL É FRUTO DO TRABALHO DA PESQUISA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE – IFSUL. ELE FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DA PLATAFORMA MIT APP INVENTOR, COM OBJETIVO DE FORNECER SUBSÍDIOS OU FERRAMENTAS PARA O TRABALHO REALIZADO POR PROFESSORES, PROFESSORAS E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E ENSINAM ALUNOS E ALUNAS COM DEFICIÊNCIA. O ESTUDO APRESENTA O PLANEJAMENTO E A CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL MÓVEL COM INFORMAÇÕES CONSISTENTES E APROFUNDADAS SOBRE AS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS NA ÁREA EDUCACIONAL ALÉM DISSO CONTEMPLA TAMBÉM UMA REFLEXÃO APROFUNDADA DOS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS DAS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS APÓS APLICAÇÃO OBSERVA-SE QUE O APLICATIVO CUID@DO INCLUSIVO FOI ACEITO COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA QUE PODE CONTRIBUI PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS INCLUSIVO. COM ISSO, ESPERA-SE CONTRIBUIR PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO.