A PRESEN?A DE CREN?AS RELIGIOSAS EM ESTUDANTES ? COMPREENDIDA COMO OBST?CULO ? SUA APREENS?O DE CONCEITOS EVOLUTIVOS, CENTRAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA E DE CI?NCIAS. ESTE TRABALHO SE PROP?E A INVESTIGAR SE ESTA AFIRMA??O SE VERIFICA EM SALA DE AULA. PARA TANTO, FORAM COMPARADOS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS P?BLICAS, UMA ESTADUAL, E A OUTRA, FEDERAL. FORAM ACAREADAS SUAS REPRESENTA??ES SOCIAIS ACERCA DA EVOLU??O E ORIGEM DA VIDA, OS FATORES QUE APONTARAM COMO INFLU?NCIAS, E AS ESTRUTURAS F?SICA E PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES. PARA IDENTIFICA??O DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS, FOI UTILIZADA A T?CNICA DSC, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO, A PARTIR DA COLETA DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES A UM QUESTION?RIO. OS ESTUDANTES DA ESCOLA FEDERAL APONTARAM A ESCOLA COMO SUA MAIOR INFLU?NCIA PARA COMPREENS?O DO TEMA, E EXPRESSARAM DISCURSO ANCORADO EM EXPLICA??ES CIENT?FICAS. POR OUTRO LADO, ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL N?O APONTARAM A ESCOLA COMO INFLU?NCIA IMPORTANTE, E COUBE A SUAS CREN?AS RELIGIOSAS OCUPAR TAL ESPA?O. DESSA MANEIRA, ESTES ESTUDANTES APRESENTARAM DISCURSO FORTEMENTE ANCORADO EM EXPLICA??ES RELIGIOSAS PARA O TEMA. MESMO QUE AMBAS INSTITUI??ES APRESENTASSEM ESTUDANTES COM CREN?AS RELIGIOSAS, OS RESULTADOS APONTARAM QUE A QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA, E, POR CONSEGUINTE, A INFLU?NCIA QUE OS ESTUDANTES LHE ATRIBU?RAM, FOI O FATOR DECISIVO NA COMPREENS?O E APREENS?O DOS CONCEITOS EVOLUTIVOS E NA ACEITA??O DO DISCURSO CIENT?FICO, EM OPOSI??O ? MERA PRESEN?A DE CREN?AS RELIGIOSAS.