ESTE ESTUDO TRATA DA PRÁTICA DO ENSINO REMOTO VOLTADA PARA OS(AS) ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM
QUE DIRECIONAMOS OLHARES PARA AS SUAS ROTINAS FAMILIARES. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DO ENSINO REMOTO NA ROTINA FAMILIAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DA COVID-19 A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. PARA TANTO, ADOTAMOS COMO CORPUS ANALÍTICO MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE ENCONTRADAS NA PLATAFORMA GOOGLE. PONTUAMOS QUE OITO MATÉRIAS FORAM ENCONTRADAS. NO ENTANTO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS A ANÁLISE DE DUAS MATÉRIAS QUE TRATAM DO PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO DE TRÊS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. OS DADOS FORAM ANALISADOS PELA ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO, E INTERPRETADOS PELOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. OS RESULTADOS APONTAM ATRAVÉS DOS RELATOS DAS MÃES O MAIOR APROFUNDAMENTO DA
INVISIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO DECORRER DO ENSINO REMOTO NESTE PERÍODO PANDÊMICO EM QUE SENTEM SEUS FILHOS ABANDONADOS, RESSALTANDO AS FRAGILIDADES DA PROPOSTA INCLUSIVA, NO QUAL OS MATERIAIS NÃO ESTÃO SENDO ADAPTADOS CONFORME AS ESPECIFICIDADES DE CADA ESTUDANTE. CONCLUÍMOS RESSALTANDO A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA EFETIVAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE DIREITOS RELACIONADOS ÀS VIDAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA
CONTINUIDADE DE PRODUÇÃO DE ESTUDOS CRÍTICO-REFLEXIVOS ACERCA DESSA TEMÁTICA.