ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE SÃO UTILIZADAS DENTRO DO ESPAÇO FORMAL DEVEM SER PAUTADAS EM MÉTODOS QUE VISEM A ARTICULAÇÃO E QUE ESTAS POSSAM ATUAR NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM A COMPREENSÃO E EFETIVAÇÃO DO REAL SENTIDO DO ENSINAR. DESTA FORMA, COM O INTUITO DE PROMOVER NOVOS DIÁLOGOS E DINAMIZAR NO CONTEXTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA, O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI ABORDAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM AS PAISAGENS RURAIS E SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS PARA TURMA DO 6 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. A AULA CONSISTIU INICIALMENTE COM UM DEBATE ACERCA DOS ELEMENTOS QUE DISTINGUEM A ÁREA URBANA DA RURAL. EM SEGUIDA, COM AUXÍLIO DO LIVRO DIDÁTICO DO SISTEMA UNO DE ENSINO®, FORAM EXPLICADOS COMO OCORRE O USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS DESEMPENHADAS PELO SETOR AGRÍCOLA NO NOSSO PAÍS. EM SEGUIDA, FORAM APRESENTADOS PRODUTOS PRODUZIDOS PELO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. OS ALUNOS APRESENTARAM BASTANTE INTERESSE E ENTUSIASMO COM OS PRODUTOS APRESENTADOS. AO FINAL, FORAM ENTREGUES ENCARTES COM INSTRUÇÕES SOBRE COMO PLANTAR FRUTAS E VERDURAS; ALÉM DE PLANTAR SEMENTES DE COENTRO PARA ESTIMULAR HORTAS DOMÉSTICAS. COMO ATIVIDADE EXTRACLASSE, FOI SOLICITADO QUE INFORMASSEM QUAIS PRÁTICAS AMBIENTAIS ELES APLICAM EM SEUS LARES. PROPORCIONAR UM AMBIENTE EM QUE OS (AS) DISCENTES EXPLOREM SEUS SENTIDOS NAS AULAS PRÁTICAS TEM SIDO O PAPEL DA GEOGRAFIA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. PORTANTO, AS AULAS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA ESTIMULAM A REFLEXÃO DE FORMA CONCRETA.