ESTA ? UMA INVESTIGA??O QUE TEM RELEV?NCIA PARA COMUNIDADE SURDA E TODA SOCIEDADE EM GERAL
DE BARRADO CORDA ? MA. POIS A MESMA TEM COMO OBJETIVO, TRAZER ELEMENTOS QUE SERVIR?O DE
BASE PARA UMA REFLEX?O DOS IMBR?GLIOS QUE IMPEDEM A INCLUS?O DO SUJEITO SURDO NAS ESCOLAS
P?BLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. VISA AINDA OBSERVAR A ATUA??O DOS PROFISSIONAIS
ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INCLUS?O NA SALA REGULAR E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOAEE, DIFERENCIANDO O ELO DO SUJEITO SURDO COM OS DEMAIS MEMBROS DA SALA REGULAR DA REDE
P?BLICA DE ENSINO NO MUNIC?PIO, FAZENDO MEN??O AOS PROFESSORES INT?RPRETES E AO SEU N?VEL DE
CONHECIMENTO LINGU?STICO DA LIBRAS, OBSERVANDO O TRABALHO DE INTERPRETA??O NA SALA REGULAR DE
ENSINO, PERCEBENDO-SE QUE O N?VEL DE CONHECIMENTO LINGU?STICO DA LIBRAS, POR PARTE DE ALGUNS
PROFESSORES, INTERPRETES, QUE ATUAM NA REDE P?BLICA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA- MA,
APRESENTANDO ALGUNS PONTOS QUE IMPEDEM O CONHECIMENTO EM/DE LIBRAS, IMPOSSIBILITANDO O
AVAN?O ESPERADO NO QUE SE PROP?E A ESCOLA AO OFERECER, UM ENSINO DE QUALIDADE. ASSIM, TRAZER O
IMPORTANTE PAPEL DA FAM?LIA NA PARTICIPA??O DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS, SABENDO
QUE A FAM?LIA NECESSITA DE UMA ADEQUA??O ?S NECESSIDADES DESTE INDIVIDUO SURDO. ESSA
ADEQUA??O VARIA DE ACORDO COM O GRAU DE SURDEZ, QUE POR SUA VEZ PODER? INFLUENCIAR NO
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO/A.