ESTE ARTIGO ANALISA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR NARRATIVAS DE LICENCIANDOS ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL) CONEX?ES DE SABERES PARA A FORMA??O E A PRODU??O DE SABERES PROFISSIONAIS DOS ENVOLVIDOS. COM BASE EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM QUATRO LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL PARA A LICENCIATURA, NO PER?ODO DE 2014 A 2018, PROCUROU-SE RELACIONAR O IMBRICAMENTO DAS QUEST?ES QUE ENVOLVEM A FORMA??O INICIAL DOCENTE E A PREPARA??O PARA O TRABALHO. O MATERIAL PRODUZIDO/ADQUIRIDO MEDIANTE AS ENTREVISTAS FOI TRANSCRITO, LIDO E ORGANIZADO EM TR?S CATEGORIAS: NA PRIMEIRA, DESCREVEMOS E ANALISAMOS INFORMA??ES RELACIONADAS ?S CONTRIBUI??ES, AOS DESAFIOS E ?S SUPERA??ES NARRADAS PELOS SUJEITOS; NA SEGUNDA, PRIVILEGIAMOS OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS E NA ?LTIMA, REVELAMOS OS ELEMENTOS EXPRESSOS ACERCA DA RELA??O ENTRE PERMAN?NCIA E FORMA??O DOCENTE, TOMANDO POR BASE O V?NCULO COM O GRUPO PET. PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO, SELECIONAMOS A SEGUNDA CATEGORIA: OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS. OS DADOS APRESENTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA PELO GRUPO POSSIBILITOU CONVIVER NO/COM O AMBIENTE DA ESCOLA SOB OUTRA PERSPECTIVA, EQUILIBRANDO A TEORIA DO QUE ESTUDARAM NA GRADUA??O COM OS ESTUDOS DO PR?PRIO PET E AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NA REALIDADE DA ESCOLA, O QUE FAVORECEU A REVIS?O E A COMPREENS?O DE COMO AGIR EM CONTEXTOS PR?XIMOS, LIGADOS ?S SITUA??ES REAIS QUE EMERGEM DO COTIDIANO DA PROFISS?O.