Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS LICENCIATURAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA SE CONHECER A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, SABERES DOCENTES, PROFISSÃO DOCENTE, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79761
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 889
    "titulo" => "SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS LICENCIATURAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA SE CONHECER A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO ANALISA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR NARRATIVAS DE LICENCIANDOS ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL) CONEX?ES DE SABERES PARA A FORMA??O E A PRODU??O DE SABERES PROFISSIONAIS DOS ENVOLVIDOS. COM BASE EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM QUATRO LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL PARA A LICENCIATURA, NO PER?ODO DE 2014 A 2018, PROCUROU-SE RELACIONAR O IMBRICAMENTO DAS QUEST?ES QUE ENVOLVEM A FORMA??O INICIAL DOCENTE E A PREPARA??O PARA O TRABALHO. O MATERIAL PRODUZIDO/ADQUIRIDO MEDIANTE AS ENTREVISTAS FOI TRANSCRITO, LIDO E ORGANIZADO EM TR?S CATEGORIAS: NA PRIMEIRA, DESCREVEMOS E ANALISAMOS INFORMA??ES RELACIONADAS ?S CONTRIBUI??ES, AOS DESAFIOS E ?S SUPERA??ES NARRADAS PELOS SUJEITOS; NA SEGUNDA, PRIVILEGIAMOS OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS E NA ?LTIMA, REVELAMOS OS ELEMENTOS EXPRESSOS ACERCA DA RELA??O ENTRE PERMAN?NCIA E FORMA??O DOCENTE, TOMANDO POR BASE O V?NCULO COM O GRUPO PET. PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO, SELECIONAMOS A SEGUNDA CATEGORIA: OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS. OS DADOS APRESENTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA PELO GRUPO POSSIBILITOU CONVIVER NO/COM O AMBIENTE DA ESCOLA SOB OUTRA PERSPECTIVA, EQUILIBRANDO A TEORIA DO QUE ESTUDARAM NA GRADUA??O COM OS ESTUDOS DO PR?PRIO PET E AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NA REALIDADE DA ESCOLA, O QUE FAVORECEU A REVIS?O E A COMPREENS?O DE COMO AGIR EM CONTEXTOS PR?XIMOS, LIGADOS ?S SITUA??ES REAIS QUE EMERGEM DO COTIDIANO DA PROFISS?O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, SABERES DOCENTES, PROFISSÃO DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID889_26072021213607.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "CYNTIA REZENDE"
    "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79761
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 889
    "titulo" => "SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS LICENCIATURAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA SE CONHECER A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO ANALISA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR NARRATIVAS DE LICENCIANDOS ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL) CONEX?ES DE SABERES PARA A FORMA??O E A PRODU??O DE SABERES PROFISSIONAIS DOS ENVOLVIDOS. COM BASE EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM QUATRO LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL PARA A LICENCIATURA, NO PER?ODO DE 2014 A 2018, PROCUROU-SE RELACIONAR O IMBRICAMENTO DAS QUEST?ES QUE ENVOLVEM A FORMA??O INICIAL DOCENTE E A PREPARA??O PARA O TRABALHO. O MATERIAL PRODUZIDO/ADQUIRIDO MEDIANTE AS ENTREVISTAS FOI TRANSCRITO, LIDO E ORGANIZADO EM TR?S CATEGORIAS: NA PRIMEIRA, DESCREVEMOS E ANALISAMOS INFORMA??ES RELACIONADAS ?S CONTRIBUI??ES, AOS DESAFIOS E ?S SUPERA??ES NARRADAS PELOS SUJEITOS; NA SEGUNDA, PRIVILEGIAMOS OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS E NA ?LTIMA, REVELAMOS OS ELEMENTOS EXPRESSOS ACERCA DA RELA??O ENTRE PERMAN?NCIA E FORMA??O DOCENTE, TOMANDO POR BASE O V?NCULO COM O GRUPO PET. PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO, SELECIONAMOS A SEGUNDA CATEGORIA: OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS. OS DADOS APRESENTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA PELO GRUPO POSSIBILITOU CONVIVER NO/COM O AMBIENTE DA ESCOLA SOB OUTRA PERSPECTIVA, EQUILIBRANDO A TEORIA DO QUE ESTUDARAM NA GRADUA??O COM OS ESTUDOS DO PR?PRIO PET E AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NA REALIDADE DA ESCOLA, O QUE FAVORECEU A REVIS?O E A COMPREENS?O DE COMO AGIR EM CONTEXTOS PR?XIMOS, LIGADOS ?S SITUA??ES REAIS QUE EMERGEM DO COTIDIANO DA PROFISS?O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, SABERES DOCENTES, PROFISSÃO DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID889_26072021213607.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "CYNTIA REZENDE"
    "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO ANALISA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR NARRATIVAS DE LICENCIANDOS ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL) CONEX?ES DE SABERES PARA A FORMA??O E A PRODU??O DE SABERES PROFISSIONAIS DOS ENVOLVIDOS. COM BASE EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM QUATRO LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE EDUCA??O TUTORIAL PARA A LICENCIATURA, NO PER?ODO DE 2014 A 2018, PROCUROU-SE RELACIONAR O IMBRICAMENTO DAS QUEST?ES QUE ENVOLVEM A FORMA??O INICIAL DOCENTE E A PREPARA??O PARA O TRABALHO. O MATERIAL PRODUZIDO/ADQUIRIDO MEDIANTE AS ENTREVISTAS FOI TRANSCRITO, LIDO E ORGANIZADO EM TR?S CATEGORIAS: NA PRIMEIRA, DESCREVEMOS E ANALISAMOS INFORMA??ES RELACIONADAS ?S CONTRIBUI??ES, AOS DESAFIOS E ?S SUPERA??ES NARRADAS PELOS SUJEITOS; NA SEGUNDA, PRIVILEGIAMOS OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS E NA ?LTIMA, REVELAMOS OS ELEMENTOS EXPRESSOS ACERCA DA RELA??O ENTRE PERMAN?NCIA E FORMA??O DOCENTE, TOMANDO POR BASE O V?NCULO COM O GRUPO PET. PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO, SELECIONAMOS A SEGUNDA CATEGORIA: OS SABERES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS IDENTIFICADAS. OS DADOS APRESENTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA PELO GRUPO POSSIBILITOU CONVIVER NO/COM O AMBIENTE DA ESCOLA SOB OUTRA PERSPECTIVA, EQUILIBRANDO A TEORIA DO QUE ESTUDARAM NA GRADUA??O COM OS ESTUDOS DO PR?PRIO PET E AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NA REALIDADE DA ESCOLA, O QUE FAVORECEU A REVIS?O E A COMPREENS?O DE COMO AGIR EM CONTEXTOS PR?XIMOS, LIGADOS ?S SITUA??ES REAIS QUE EMERGEM DO COTIDIANO DA PROFISS?O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.