AS DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES TEM INSTIGADO MUITAS PERGUNTAS, COMO: QUAIS FORAM AS SUAS PERSPECTIVAS AO INGRESSAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA? QUAIS CAMINHOS ESTÃO SENDO TRILHADOS PARA A FORMAÇÃO DESTES PROFESSORES? O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A OBTENÇÃO DOS DADOS SE DEU ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE FORMULÁRIOS DO GOOGLE, COM UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, CONTENDO CINCO PERGUNTAS, OS QUAIS FORAM APLICADOS AOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. A APTIDÃO PELA PROFISSÃO CONFIRMA-SE QUE 82% DOS BOLSISTAS QUE DIZEM SER OS PROGRAMAS APORTE QUE CONTRIBUIU PARA A CONFIRMAÇÃO NA PROFISSÃO DOCENTE. UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA OBTEVE-SE OS OBJETIVOS PROPOSTOS, RELATANDO A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA.