DESDE PEQUENOS VIVEMOS CERCADOS POR DUAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS: A FAMÍLIA E A ESCOLA. É POSSÍVEL DEPREENDER A CONSIDERÁVEL AÇÃO DA ESCOLA EM INCENTIVAR E CRIAR MÉTODOS QUE POSSAM ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. ESTE PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E OS DESAFIOS PRESENTES, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER BREVEMENTE SOBRE AS REALIDADES DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NESSA RELAÇÃO; REALIZAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA; REFORÇAR ESTRATÉGIAS DE APERFEIÇOAMENTO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA CUJA METODOLOGIA CONTA COM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA QUE POSSUI CINCO PERGUNTAS ABERTAS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A CERCA DE PESQUISAS SOBRE O TEMA. A PARTIR DESTA REFLEXÃO CONCLUÍMOS QUE ESTA É UMA PARCERIA NECESSÁRIA E INDISPENSÁVEL PARA A EFICÁCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, POIS O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO SEIO FAMILIAR COMPLEMENTA-SE COM A FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELA ESCOLA. ATINGIR ESSE OBJETIVO É UM DESAFIO DIANTE DAS DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS QUE ESTAS DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VIVENCIAM COM O PASSAR DO TEMPO. A FAMÍLIA PRECISA SE CONSCIENTIZAR DA PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS ASSIM COMO A ESCOLA NECESSITA REVER AS PRÁTICAS DE ENSINO. É IMPORTANTE DISCUTIR SOBRE ESTRATÉGIAS QUE REFORCEM A APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O AMBIENTE ESCOLAR SEJAM ATRAVÉS DE REUNIÕES, PARTICIPAÇÃO EM CONSELHO ESCOLAR, INCLUSÃO EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES E OUTROS.