DESDE MARÇO DE 2020, COM A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SE ADAPTAR AO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO. UM DOS DESAFIOS ENCONTRADOS É A ADAPTAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS ASSOCIADAS ÀS AULAS EXPOSITIVAS. DENTRE AS DISCIPLINAS QUE TIVERAM QUE READAPTAR SUAS AULAS PRÁTICAS, TEMOS O ENSINO DE CIÊNCIAS, QUE NECESSITA DE AULAS DIVERSIFICADAS PARA APROXIMAR OS CONCEITOS ABORDADOS À REALIDADE DOS ALUNOS. UM DOS TEMAS RECOMENDADOS COMO PARTE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA É A PALEONTOLOGIA, QUE ATRAVÉS DO ESTUDO DOS FÓSSEIS ABORDA A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PLANETA E DOS SERES VIVOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A PRODUÇÃO DE RÉPLICAS DE FÓSSEIS POR MEIO DE AULA REMOTA E COM MATERIAIS VIÁVEIS. O TRABALHO FOI REALIZADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PRODUÇÃO DAS RÉPLICAS DE FÓSSEIS FOI BEM RECEBIDA PELOS ALUNOS. O CONTATO COM OS MATERIAIS FOI IMPORTANTE PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO DO ALUNO, SUA AUTONOMIA AO COLOCAR EM PRÁTICA SEU CONHECIMENTO. ATRAVÉS DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PRODUÇÃO DE RÉPLICAS DE FÓSSEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PERMITE AO ALUNO RELACIONAR O CONTEÚDO DADO EM SALA DE AULA A ALGO PALPÁVEL DO SEU COTIDIANO. ALÉM DISSO, MESMO DIANTE DA DIVERSIDADE E DIFICULDADES ENCONTRADAS COM O DISTANCIAMENTO SOCIAL, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL APLICAR DETERMINADAS AULAS PRÁTICAS EM MODALIDADE REMOTA, COM RESPONSABILIDADE E DE FORMA ACESSÍVEL PARA TODOS OS ALUNOS.