A CULTURA DA SEXUALIDADE ESTRUTURADA NA SOCIEDADE OCIDENTAL ESTABELECEU A MATRIZ DA HETERONORMATIVIDADE COMO MÉTRICA CULTURALMENTE CONSTRUÍDA DE NORMALIDADE, QUE É ORIENTADA PELOS DICOTÔMICOS POSITIVO E NEGATIVO, SIMBOLIZANDO O NATURAL E NÃO NATURAL CULTURALMENTE CONSTRUÍDO. COM RELAÇÃO À TRANSEXUALIDADE HÁ UMA TENSÃO NA ESTRUTURA DICOTÔMICA DE GÊNERO, VEZ QUE ELA É COMPOSTA PELO MASCULINO/FEMININO. NESSE PENSAR AS PESSOAS TRANSEXUAIS VIVENCIAM BARREIRAS NOS ACESSOS AOS ESPAÇOS SOCIAIS. ESSE TRABALHO VERSA SOBRE UM DESSES ESPAÇOS, A EDUCAÇÃO E TEVE POR OBJETIVO ENTENDER O ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE ENTRE OS ANOS DE 2016 A 2021. DE MANEIRA A ATINGIR O OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDO LEVANTAMENTO DE LITERATURA DO TIPO SISTEMÁTICA, SENDO UTILIZADA A PLATAFORMA ATTENA DA UFPE. O LEVANTAMENTO INDICOU QUATRO PRODUÇÕES, SENDO TODAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ACADÊMICO. A CONCLUSÃO DOS TEXTOS ACADÊMICOS INDICARAM QUE AS PESSOAS TRANSEXUAIS VIVENCIAM BARREIRAS NOS ACESSOS AO AMBIENTE ESCOLAR, O QUE PODE GERAR A EVASÃO ESCOLAR EM VIRTUDE DO NÃO DESENVOLVIMENTO DO SENSO DE PERTENCIMENTO DESSAS PESSOAS COM RELAÇÃO AOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. CONCLUIU-SE QUE A UFPE VEM PRODUZINDO POUCOS ESTUDOS QUE VERSAM SOBRE OS TEMAS EDUCAÇÃO E TRANSEXUALIDADE SIMULTANEAMENTE, CONTRIBUINDO PARA A MANUTENÇÃO DO BINARISMO DE COMPULSÓRIO.