AS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR NOS REVELAM A NECESSIDADE DE MUDANÇAS EPISTEMOLÓGICAS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, NO TOCANTE À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, DE MODO A IMPULSIONAR A ELABORAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SER HUMANO ATIVO, CRÍTICO E ATUANTE. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É TECER REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, IDENTIFICANDO DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM TRANSDISCIPLINAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO À LUZ DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SE CARACTERIZAM NOS SEGUINTES MOMENTOS PEDAGÓGICOS: ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO, REALIZAÇÃO DO PROJETO E SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS NUM EVENTO VIRTUAL CIENTÍFICO. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS CONSTITUIU-SE DA COLETÂNEA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA VIII SEMANA CIENTÍFICA: JUVENTUDE, CIÊNCIA E SAÚDE, UM EVENTO REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL. FORAM ANALISADOS DEZ TEXTOS. OS DADOS FORAM AGRUPADOS CONSIDERANDO TRÊS DIMENSÕES DESTACADAS NOS RESUMOS: 1. INTERESSE PELO ESTUDO, 2. CAMINHO PERCORRIDO; E 3. PALAVRAS QUE REVELAM. OS RESULTADOS APONTAM QUE UMA ATIVIDADE BASEADA EM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO, NA PERSPECTIVA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, CORROBORA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, MESMO NUM ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. POR FIM, NESTE RELATO, INFERE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE PRIORIZAR A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DINÂMICAS E INTERATIVAS, QUE PROPORCIONEM A APRENDIZAGEM TRANSDISCIPLINAR.