DIANTE DO ADVENTO DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19, ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE, EM ESPECÍFICO, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), ESTABELECERAM MEDIDAS SANITÁRIAS DE DISTANCIAMENTO E ISOLAMENTO SOCIAL PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS, QUE LEVOU AO FECHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E À NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO FRENTE ESSA NOVA REALIDADE. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS NEGATIVOS DA AUSÊNCIA DO ENSINO PRESENCIAL. FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA E ANALISADOS TRÊS ARTIGOS PUBLICADOS COM EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19, TRAZENDO TANTO ESTRATÉGIAS DA REDE PÚBLICA QUANTO DA REDE PRIVADA DE ENSINO. AS DISCUSSÕES TRAZIDAS PROCURARAM ABORDAR ASSUNTOS QUE PERMEIAM A REALIDADE BRASILEIRA, COMO A DESIGUALDADE SOCIAL, QUE REFLETIU GRANDEMENTE NO COTIDIANO DE ESTUDANTES QUE NÃO TINHAM ACESSO ÀS TECNOLOGIAS. DENTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS, UMA ESCOLA ADOTOU O PROJETO “É DE CASA!”, QUE INDICAVA A CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS. ENQUANTO O ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO “TODOS PELA EDUCAÇÃO” APONTOU QUE DUAS DAS ESTRATÉGIAS MAIS USADAS PELA REDE PÚBLICA FORAM A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS ON-LINE E A DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS VIA REDES SOCIAIS. QUANTO AOS ESTUDANTES SEM ACESSO À INTERNET, A ESTRATÉGIA ENCONTRADA FOI A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO. COM RELAÇÃO ÀS ESCOLAS PRIVADAS, OS JOGOS ON-LINE FORAM UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA ADOTADA. DIANTE DE TUDO, OS DOCENTES MOSTRARAM-SE BEM ATUANTES E COMPROMISSADOS EM OFERECER AOS ESTUDANTES O MELHOR DIANTE DA CONJUNTURA ATUAL.