Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE EM TODA PARTE: EXPLORANDO O POTENCIAL ARTÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ENSINO ATIVO, ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, , Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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      ESTE PROJETO DE EXTENSÃO VIABILIZOU A EXPLORAÇÃO DO FAZER ARTÍSTICO REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, \r\n
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      VISUAL. O OBJETIVO GERAL FOI EXPLORAR O POTENCIAL ARTÍSTICO DAS CRIANÇAS AMPLIANDO SUA COMPETÊNCIA \r\n
      COMUNICATIVA E HABILIDADES DE INTERAÇÃO COM A CULTURA LOCAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, CONFORME \r\n
      OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM EXIGIDOS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PÚBLICO-ALVO FORAM 44 \r\n
      ALUNOS MATRICULADOS NO JARDIM I E II, TURNO MATUTINO DA UNIDADE DE ENSINO INFANTIL MARIA MARQUES \r\n
      FABRICIO LOCALIZADO NA CIDADE DE BACABAL/MA. AS AÇÕES EDUCATIVAS, REALIZADAS EM TRÊS DIAS SEMANAIS NO \r\n
      PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO/2019, FORAM DESENVOLVIDAS COM MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS ABERTAS, \r\n
      DIALOGAIS, REFLEXIVAS, INTERDISCIPLINARES E CONTEXTUALIZADAS EM PRÁTICAS SOCIAIS DAS CRIANÇAS. PRIORIZOU-SE \r\n
      COMUNICAÇÕES DIDÁTICAS COM DIÁLOGOS SOBRE A CULTURA LOCAL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ARTES VISUAIS. OS \r\n
      PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DERAM ÊNFASE AO FAZER ARTÍSTICO COMO CRIAÇÃO PESSOAL REFLEXIVA \r\n
      PRESSUPONDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISA OFERECER ESPAÇOS \r\n
      EDUCACIONAIS EM QUE A CRIANÇA NÃO SEJA VISTA COMO UM ENTE PASSIVO, MAS UM SER INTELIGENTE E CURIOSO \r\n
      APESAR DE SUAS LIMITAÇÕES. COMO RESULTADO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS AS CRIANÇAS AMPLIARAM SUA \r\n
      COORDENAÇÃO MOTORA FINA COM DESENHOS, PINTURAS, MODELAGENS E COLAGENS, SENTINDO-SE VALORIZADAS COM \r\n
      SUAS MARCAS GRÁFICAS, RESULTANTES DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS CONSTRUÍDOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE \r\n
      AS CRIANÇAS AMPLIARAM SUAS PERCEPÇÕES COGNITIVAS E FORMAS DE EXPRESSÃO COM SENSIBILIDADE ARTÍSTICA, \r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE PROJETO DE EXTENSÃO VIABILIZOU A EXPLORAÇÃO DO FAZER ARTÍSTICO REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POSSIBILITANDO ÀS CRIANÇAS LIBERDADE DE COMUNICAR SUAS REPRESENTAÇÕES DE MUNDO PELA LINGUAGEM DA ARTE VISUAL. O OBJETIVO GERAL FOI EXPLORAR O POTENCIAL ARTÍSTICO DAS CRIANÇAS AMPLIANDO SUA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E HABILIDADES DE INTERAÇÃO COM A CULTURA LOCAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, CONFORME OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM EXIGIDOS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PÚBLICO-ALVO FORAM 44 ALUNOS MATRICULADOS NO JARDIM I E II, TURNO MATUTINO DA UNIDADE DE ENSINO INFANTIL MARIA MARQUES FABRICIO LOCALIZADO NA CIDADE DE BACABAL/MA. AS AÇÕES EDUCATIVAS, REALIZADAS EM TRÊS DIAS SEMANAIS NO PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO/2019, FORAM DESENVOLVIDAS COM MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS ABERTAS, DIALOGAIS, REFLEXIVAS, INTERDISCIPLINARES E CONTEXTUALIZADAS EM PRÁTICAS SOCIAIS DAS CRIANÇAS. PRIORIZOU-SE COMUNICAÇÕES DIDÁTICAS COM DIÁLOGOS SOBRE A CULTURA LOCAL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ARTES VISUAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DERAM ÊNFASE AO FAZER ARTÍSTICO COMO CRIAÇÃO PESSOAL REFLEXIVA PRESSUPONDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISA OFERECER ESPAÇOS EDUCACIONAIS EM QUE A CRIANÇA NÃO SEJA VISTA COMO UM ENTE PASSIVO, MAS UM SER INTELIGENTE E CURIOSO APESAR DE SUAS LIMITAÇÕES. COMO RESULTADO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS AS CRIANÇAS AMPLIARAM SUA COORDENAÇÃO MOTORA FINA COM DESENHOS, PINTURAS, MODELAGENS E COLAGENS, SENTINDO-SE VALORIZADAS COM SUAS MARCAS GRÁFICAS, RESULTANTES DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS CONSTRUÍDOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE AS CRIANÇAS AMPLIARAM SUAS PERCEPÇÕES COGNITIVAS E FORMAS DE EXPRESSÃO COM SENSIBILIDADE ARTÍSTICA, DESENVOLVENDO IMAGEM POSITIVA DE SI MESMA E DE SEU POTENCIAL DE APRENDIZAGEM REAL.

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