A PRESENTE PESQUISA ABORDA AS PROBLEMÁTICAS PROVENIENTES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) QUE FOI EXCEPCIONALMENTE IMPLANTADO NO BRASIL EM VISTA DO DISTANCIAMENTO E ISOLAMENTO SOCIAL NECESSÁRIOS AO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19. AO ADENTRAR OS LARES E INVADIR AS FAMÍLIAS, A EDUCAÇÃO REMOTA ENCONTROU DIVERSOS EMPECILHOS. PARA TERMOS DIMENSÃO DESSAS DIFICULDADES ENFRENTADAS, UTILIZAMOS A ÓTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE TERESINA (PI). DIALOGANDO COM CURY, FERREIRO, FREIRE, SAVIANI E SOARES, PROCURAMOS ENCONTRAR A RESPOSTA PARA O QUESTIONAMENTO: QUE IMPACTOS A PANDEMIA DA COVID-19 E O ERE ESTÃO TENDO SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO? ASSIM, O ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER QUAIS OS EFEITOS DESSE CONTEXTO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, BEM COMO INVESTIGAR O TRABALHO DESSAS PROFISSIONAIS E QUAIS AS POSSIBILIDADES DE ENSINO NESSE NOVO MODELO, ALÉM DE CONSTATAR SE HÁ OU NÃO EFETIVIDADE NESSA ALFABETIZAÇÃO E ANALISAR QUE PREJUÍZOS SOFREREMOS NO FUTURO EM DECORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM INSUFICIENTE. PUDEMOS CONCLUIR, ENTÃO, QUE PELA DESIGUALDADE SOCIAL, RESSALTADA PELO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, A ALFABETIZAÇÃO NESSE PERÍODO ESTÁ SENDO FORTEMENTE AFETADA. ALÉM DISSO, OS RESULTADOS DESSE ATRASO NA EDUCAÇÃO POSSIVELMENTE SERÃO OBSERVADOS NO FUTURO PELA GRANDE QUANTIDADE DE CRIANÇAS ACIMA DA IDADE E SÉRIE DE ALFABETIZAÇÃO COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, REQUISITOS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO E DA FORMAÇÃO CIDADÃ EMANCIPATÓRIA.