ENTENDER O PROCESSO QUE UMA CRIANÇA SURDA PASSA NA CONSTRUÇÃO DA SUA LINGUAGEM É DE TOTAL IMPORTÂNCIA, SOBRE TUDO PARA OS PROFISSIONAIS QUE SE DEDICAM AO ENSINO DESSE PÚBLICO. ESSE ARTIGO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE ENTENDER SOBRE O PROCESSO QUE A CRIANÇA PERCORRE ATÉ A AQUISIÇÃO DA SUA LINGUAGEM MATERNA, TENDO COMO LUZ, A ANÁLISE DA TEORIA DE QUADROS (1997). ESSA PESQUISA DELIMITA-SE A PARTIR DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS A UMA CRIANÇA SURDA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, E ANÁLISES REALIZADAS AOS ESCRITOS DE QUADROS, COMO É O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA SURDA? SENDO NORTEADA PELOS OBJETIVOS: GERAL; ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA SURDA, A PARTIR DA TEORIA DE RONICE MüLLER QUADROS E OBSERVAÇÕES REALIZADAS. ESPECÍFICOS: 1) CONTRASTAR AS IDEIAS DE QUADROS COM OUTROS AUTORES DA ÁREA; 2) RELACIONAR A TEORIA ESTUDADA COM OBSERVAÇÕES A UM ALUNO SURDO EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA L1. ESSA PESQUISA É REDIGIDA COM BASE NOS PRINCÍPIOS DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA, COM BASE EM GIL (1999); CERVO; BERVIAN, (2002); DENCKER, (2000). DOS INÚMEROS RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES OBTIDAS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS E APÓS AS ANÁLISES DAS TEORIAS COMO O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM É DE FATO CONSTRUÍDO, PERCEBENDO AS RELAÇÕES QUE A SOCIEDADE E O AMBIENTE NO QUAL O EDUCANDO ESTÁ INSERIDO SE INTERLIGAM E INFLUENCIAM NESSE PROCESSO.