ESTE ENSAIO APRESENTA ALGUMAS DAS VIV?NCIAS E EXPERI?NCIAS COMO DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA FACULDADE DE EDUCA??O, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR? ? UFPA. O OBJETIVO ? DISCUTIR SOBRE OS ASSUNTOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS REFERENTES AO ENSINO DA MATEM?TICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, ELEGEMOS O COMPONENTE CURRICULAR OBRIGAT?RIO ABORDAGENS TE?RICO-METODOL?GICAS DA MATEM?TICA ESCOLAR E DESTACAMOS A TEND?NCIA ETNOMATEM?TICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE ESPA?O E FORMA PARA OS ALUNOS DESSA ETAPA DE ENSINO DA EDUCA??O B?SICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE TEXTO DOS AUTORES D?AMBR?SIO (2005); FIORENTINI (1994); SMOLE (2012); RODRIGUES (2005); E RODRIGUES (2019). DESENVOLVEU-SE, AINDA, UMA AN?LISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A DISCIPLINA. OS RESULTADOS INDICAM A IMPORT?NCIA DE SE CONHECER A TEND?NCIA ETNOMATEM?TICA E SEUS M?TODOS, VISTO QUE A MESMA APRESENTA UMA IMPORTANTE POSSIBILIDADE DO ENSINO DOS SABERES DA MATEM?TICA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.