A TRANSDISCIPLINARIDADE ENQUANTO MÉTODO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I TORNA-SE UMA IMPORTANTE ARTICULAÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO CAPAZ DE PREPARAR EDUCADORES PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE. PARA TANTO, OS EDUCADORES NECESSITAM ROMPER AS FRONTEIRAS QUE IMPEDEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A VALORIZAÇÃO DE VÁRIAS VERTENTES DISCIPLINARES. O PRESENTE ARTIGO SE ESTRUTURA NO MÉTODO QUALITATIVO E CONTÉM UMA ABORDAGEM DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. SENDO ASSIM, BUSCA-SE EM AUTORES COMO FREIRE (1997), SUANNO (2014), MORAES (2008), NICOLESCU (1999), DENTRE OUTROS, REFLEXÕES TEÓRICAS QUE POSSAM SUBSIDIAR A DISCUSSÃO AQUI PROPOSTA. COMPREENDE-SE QUE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS, TAIS COMO A TRANSDISCIPLINARIDADE, PARA AUXILIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE, TORNOU-SE UMA ATIVIDADE ROTINEIRA PARA OS EDUCADORES QUE VISAM AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. NO ENTANTO, ESTA REALIDADE SE ESBARRA NOS INÚMEROS DESAFIOS, TAIS COMO A PRÓPRIA CULTURA EDUCACIONAL, A FALTA DE INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE E EM PROJETOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS.