O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE CONHECER A DIN?MICA DO TRABALHO E PAPEL DO GESTOR DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCA??O PROFISSIONAL PROFESSORA MARIA C?LIA PINHEIRO FALC?O LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE PEREIRO-CE, ? LUZ DO MODELO DE GEST?O DE MINTZBERG, COM FOCO NA GEST?O DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA (SAEB) E SEUS RESULTADOS. PARA TANTO, A METODOLOGIA ADOTADA CONSISTIU NA REALIZA??O DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, PESQUISAS DOCUMENTAIS E REALIZA??O DE ENTREVISTA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A DIN?MICA E O PAPEL DESEMPENHADO PELO GESTOR ESCOLAR (GE) DA INSTITUI??O PESQUISADA PERPASSA OS TR?S ESPA?OS (DENTRO DA UNIDADE, NA DIRE??O DO RESTO DA ORGANIZA??O E FORA DA ORGANIZA??O) QUE COMP?EM O CAMPO DE ATUA??O DO GESTOR PROPOSTO PELO MODELO DE GEST?O EM FOCO. PODEMOS, AINDA, IDENTIFICAR UMA POSS?VEL COMPATIBILIDADE DOS PAP?IS DESEMPENHADOS PELO GE COM OS PAP?IS APRESENTADOS NO MODELO DE MINTZBERG (COMUNICATIVO, INFORMATIVO, LIDERAN?A, DELEGAR TAREFAS, ENTRE OUTROS).